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Mano Brown e Thiaguinho se unem por pauta antirracista na casa de Netinho de Paula

Apresentador diz que conquistar mais participação na economia é a próxima etapa do movimento negro

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Foi num jantar regado a camarão, salada e pagode, oferecido pelo cantor e apresentador Netinho de Paula, que nomes como o rapper Mano Brown, o cantor Thiaguinho, o ex-goleiro Aranha e o ativista e influenciador AD Junior se reuniram no último sábado (31) para debater questões como a luta antirracista e a participação de homens negros na economia do país.

“A gente tem se espelhado muito nas iniciativas das mulheres negras. Elas têm se articulado de uma maneira que acabou nos motivando a criar um grupo de homens negros para debater várias questões, não só racismo”, conta Netinho.

O cantor e apresentador Netinho de Paula recebe artistas em sua casa para debater questões como a luta antirracista, em Alphaville (SP) - Arquivo Pessoal

O encontro ocorreu em sua casa, em Alphaville, na Grande São Paulo, e também contou com a presença do cantor Salgadinho, o historiador Jonathan Raymundo, o coordenador do Afroreggae William Reis, o fotógrafo Roger Cipó e o empresário Hebert Mota. O grupo já tem uma segunda reunião marcada para o dia 16 de novembro.

“Além da gente perceber a alegria de todo mundo que estava ali, ver o Brown cantando ‘Inaraí’ [música do grupo de pagode Katinguelê] junto com o Salgadinho não tem preço”, diz Netinho, aos risos. Sucessos de grupos como o Negritude Júnior também marcaram a trilha sonora do encontro.

O apresentador afirma que a sua geração de artistas, datada dos anos 1990, dirigia seus esforços para a inclusão do negro nos espaços televisivos. “A gente queria visibilidade em produções da TV, e acho que isso avançou muito”, diz. Ele pondera que a disputa por participação na economia é a próxima “grande etapa” do movimento negro.

“Essa geração [mais nova] que toma conta do Instagram e do Facebook está muito mais voltada a recursos. Falar de dinheiro sempre foi uma dificuldade no movimento, mas eles estão muito determinados”, segue. “Quando se soma o que a gente representou nos anos 1990 e esses militantes mais novos, cria uma energia.”

Nas redes sociais, ao falar sobre o encontro, o influenciador AD Junior escreveu que os homens negros “estão buscando formas de se entender e acima de tudo de sobreviver num Estado que projetou nosso fracasso”.

No jantar, o grupo também discutiu estratégias para popularizar o canal Trace no Brasil, iniciativa que busca dar visibilidade à produção cultural negra e que apresenta o programa "Trace Trends" na Rede TV.

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