Siga a folha

Miranda insinua que irmão gravou Bolsonaro e diz que, se fosse ele, 'faria isso'

Deputado foi com familiar no gabinete do presidente para relatar irregularidades na compra de vacinas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A cúpula da Câmara dos Deputados, alinhada com o governo, ameaça levar o deputado Luis Miranda (DEM-DF) ao Conselho de Ética caso fique confirmado que ele gravou conversa com o presidente Jair Bolsonaro. Na terça (29), outro parlamentar, Daniel Silveira, foi afastado do cargo por dois meses por ter gravado uma reunião de seu próprio partido, o PSL.

ZERO CHANCE 

Miranda diz que não gravou o presidente. Isso não quer dizer, no entanto, que a conversa dele com Bolsonaro não tenha sido registrada.

SINAL 

“Eu não estava sozinho na sala”, afirma o parlamentar. “Estava com meu irmão [Luis Ricardo Fernandes Miranda, do Ministério da Saúde]. E não posso impedir que a pessoa ameaçada grave [uma conversa para se defender]”, diz o parlamentar.

VAI SABER 

Mas, afinal, o irmão gravou Bolsonaro? “Se fosse eu, gravaria”, responde Miranda —sem confirmar se isso de fato ocorreu.

EU ACUSO 

Na semana passada, Miranda foi à CPI da Covid com seu irmão, o servidor Luis Ricardo Fernandes Miranda, para denunciar um esquema irregular na aquisição da vacina Covaxin pelo Ministério da Saúde.

NA SALA 

Os dois levaram a crise para dentro do Palácio do Planalto ao revelar que informaram o presidente Jair Bolsonaro sobre a existência de um possível esquema para a importação do imunizante.​ E agora Bolsonaro está sendo denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por senadores por prevaricação.

O deputado Luis Miranda - Reuters

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas