Siga a folha

Presidente do BC diz que governo Bolsonaro só tem ministros técnicos e que pode se 'misturar' com eles

Ele discursou em jantar de empresários reunidos para apoiar o presidente e ministro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem sido aconselhado a não ir a eventos com políticos que integram o governo de Jair Bolsonaro. Mas não tem seguido a recomendação.

NOSSA TURMA

Ele mesmo falou sobre isso em um jantar de empresário em apoio ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na semana passada em São Paulo.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em coletiva de imprensa em Brasília - Adriano Machado - 7.abr.2020/Reuters

TURMA 2

Campos até discursou. E deu uma explicação singela: todos no governo Bolsonaro, em sua visão, são técnicos. E por isso ele não vê problema em se misturar com os ministros. A proximidade não macularia a sua autonomia e independência.

STATUS

O Banco Central ganhou recentemente por lei autonomia justamente com o argumento de que precisa ser blindado de influência política. Seus diretores agora têm mandato de quatro anos que não coincide com o do presidente da República.

CARIMBO

A decisão dos parlamentares foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). Em votação marcada para esta quarta (25), a Corte deve confirmar as regras aprovadas pelo Congresso, mantendo a autonomia.

CARIMBO 2

Na semana, agências internacionais publicaram a informação de que Bolsonaro já está arrependido de ter apoiado a independência do BC, já que gostaria de influir mais na política monetária. Ele estaria incomodado com os índices inflacionários, que tradicionalmente corroem a popularidade de mandatários.

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas