Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Roberto Jefferson já defendeu projeto para desarmamento

Recentemente, ex-deputado chegou a ensinar os 'cristãos' a usarem revólveres caso agentes aparecessem para fechar igrejas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, detido nesta sexta (13) a pedido da Polícia Federal e por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, já defendeu o desarmamento da população brasileira.

"Sou eu o autor da lei do desarmamento no Brasil", disse em vídeo de campanha eleitoral de 1998 obtido pela coluna. Na ocasião, ele concorria como deputado federal.

Recentemente, o ex-deputado fez ameaças abertas contra as instituições e a democracia, aparecendo até mesmo com armas em vídeos que postava nas redes sociais. Em um deles, Jefferson chegou a ensinar os "cristãos" a usarem revólveres caso agentes aparecessem para fechar igrejas.

Na época, o STF discutia a validade de medidas tomadas por governadores para evitar a explosão de casos de Covid-19 —o que incluía a restrição temporária a cultos presenciais.

Nas imagens, o ex-parlamentar orientava as pessoas a usarem balaclava, um capuz que motoqueiros usam para se proteger do vento e que esconde o rosto. E que disparassem caso "satanás" aparecesse para fechar alguma igreja.

Jefferson também ensinava seus seguidores a "tirarem" os agentes "de combate" com seus revólveres e a darem golpes nos braços deles com tacos de beisebol.

Em outro vídeo, empunhando duas pistolas, ele chamava o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, de "malandro", "palhaço"e "macaco" e dizia que o diplomata deveria ser expulso do Brasil.

Ao determinar a prisão do ex-deputado nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes listou indícios de mais de dez crimes que ele pode ter cometido.

Entre os tipos penais estão injúria, calúnia e difamação, incitação e apologia ao crime, denunciação caluniosa ou atribuir a alguém a prática de ato infracional de que o sabe inocente com finalidade eleitoral.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas