Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Jefferson disse que rufar dos tambores impedirá eleições sem voto impresso em 2022

Presidente nacional do PTB também criticou o ministro Luís Roberto Barroso em vídeo que circulou nas redes nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, afirmou que, sem o voto impresso, as eleições de 2022 não serão realizadas.

As afirmações foram feitas em vídeo que circulou nas redes bolsonaristas na terça (10), dia do desfile militar em Brasília e da votação no plenário da Câmara da PEC do voto impresso, bandeira bolsonarista para discursos golpistas.

O ex-deputado Roberto Jefferson participa do protesto. Protesto Pró Armas na esplanada dos ministérios - Pedro Ladeira/Folhapress

A PEC foi derrotada pelo plenário da Câmara dos Deputados.

"Ouçam o rufar dos tambores. Garantidores da lei e da ordem. O começo da democracia, a garantia. O braço forte está dizendo o quê? Se não houver voto impresso e contagem pública de votos, não haverá eleição ano que vem", afirma Jefferson no vídeo (veja abaixo).

Nele, Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também ataca o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso. "O Barroso pode até zangar, bater o pezinho. Né, Barroso. Mas se não tiver voto impresso e contagem pública não terá eleição ano que vem. Ouça o rufar dos tambores", segue.

"Fraude, chega. Nós não vamos mais permitir. A eleição será limpa. Não vamos permitir que a esquerda cavalgando na carcunda do Tribunal Superior Eleitoral defraude a eleição. Povo do Brasil, ouça o rufar dos tambores", segue Jefferson.

"O que diz o garantirdor da lei e da ordem. Democracia, voto impresso e contagem pública. Barroso, eu duvido que você vai enfrentar essa posição. Não adianta chilique, porque será assim", continuou o ex-deputado.

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (13) Roberto Jefferson.

A prisão foi solicitada pela PF na quarta (4), pela delegada Denisse Ribeiro, e autorizada por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele também determinou o cumprimento de busca e apreensão em endereços ligados ao político.

A operação ocorre no âmbito da investigação sobre suposta organização criminosa digital voltada a atacar as instituições a fim de abalar a democracia.​

Segundo o ministro do Supremo, o político divulgou vídeos e mensagens com o "nítido objetivo de tumultuar, dificultar, frustrar ou impedir o processo eleitoral, com ataques institucionais ao TSE e ao seu presidente."

Ao pedir a prisão de Roberto Jefferson, a PF afirma que suas postagens nas redes sociais e entrevistas indicam sua atuação na organização criminosa investigada por atacar as instituições, desacreditar o processo eleitoral, reforçar a polarização e o ódio e gerar animosidade dentro da sociedade.

O perfil do Twitter do ex-deputado foi bloqueado por determinação do ministro do STF. Em postagens nas redes, Jefferson chegou a defender que o presidente Bolsonaro demitisse e substituísse os 11 ministros do Supremo e também posou segurando uma arma afirmando que estava se preparando para o "bom combate".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.