Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça determina trancamento de ação do MPF contra Sá Leitão e ex-presidente da Ancine

TRF-2 condeceu habeas corpus a Sá Leitão e determinou o trancamento definitivo; deliberação será estendida aos demais réus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou o trancamento de ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-ministro da Cultura e atual secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, o ex-diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema) Christian de Castro e outros servidores da agência.

​Em setembro de 2019, o MPF denunciou Sá Leitão, Castro e outros seis servidores por associação criminosa que tinha como objetivo favorecer a candidatura de Castro, então diretor, à presidência da agência. O MPF também acusava o grupo dos crimes de denunciação caluniosa, prevaricação e violação de sigilo funcional.

A Segunda Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF-2) condeceu habeas corpus a Sá Leitão e determinou o trancamento definitivo da ação. A decisão foi tomada por unanimidade em sessão do dia 2 de agosto.​

A deliberação será estendida aos demais réus da ação: Claudia Pedrozo, Juliano Vianna, Magno de Aguiar Maranhão Júnior, Marcos Tavolari, Ricardo Alves Vieira Martins e Ricardo Pecorari.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.