Siga a folha

Foi racismo de forma subliminar, diz empresária de Mano Brown sobre post de jornalista

Eliane Dias avalia 'se vale a pena' processar Silvio Navarro, que escreveu sobre 'atestado de antecedentes criminais' para show e depois se desculpou

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A empresária Eliane Dias, que também é advogada e esposa do rapper Mano Brown, endossou as críticas ao jornalista Silvio Navarro por uma postagem sobre o cantor que foi considerada racista e disse avaliar com a equipe jurídica dos Racionais MC's um eventual processo contra o autor.​

"Ele foi racista, falou de forma subliminar", diz Eliane. "As pessoas que ouvem samba, funk e rap não são bandidas. Nós não somos bandidos", prossegue ela.

A empresária e advogada Eliane Dias, que cuida da carreira do grupo Racionais MC's - Daniel Eduardo/Divulgação

Comentarista do programa da RedeTV! "Opinião no Ar", o jornalista escreveu no último dia 7 em sua página no Twitter: "Mano Brown exige certificado de vacinação para entrar em seus shows. Atestado de antecedentes criminais não são exigidos".

Depois de uma série de críticas, ele apagou o texto e se justificou: "Não tem absolutamente nada a ver com racismo ou estilo musical —e, sim, a letras sobre violência e crime. Como a mensagem não foi clara e muita gente se sentiu ofendida, peço desculpas".

Eliane diz que ela e Brown são "superagradecidos por todas as manifestações" de solidariedade e apoio que acabaram levando à retratação, mas ponderam se uma eventual ação judicial não acabaria dando ao jornalista ainda mais visibilidade, algo de que ela discorda.

"A gente não decidiu ainda se vale a pena gastar energia com ele", afirma a empresária, que analisa o assunto com Daniel Pitanga, um dos advogados da banda.

"Pessoas que não têm notoriedade procuram uma pessoa pública para falar mal e conseguir esse tipo de publicidade. A gente conhece esse artifício. Mexer com o Brown é um tanto quanto delicado, porque mexe com um grande número de pessoas que ficam muito insatisfeitas", comenta ela.

A empresária Eliane Dias com o marido, o rapper Mano Brown, na cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra, em São Paulo, em 2018 - Greg Salibian - 19.nov.2018/Folhapress

Segundo Eliane, Brown e os companheiros têm planos para este ano que incluem lançamentos de DVD, documentário, músicas e clipes. "Tenho que ver no que uma decisão como essa [ação judicial] pode atrasar a nossa produção, a nossa criação, as coisas boas que a gente faz", afirma.

"É complicado gastar tempo e energia com uma pessoa sobre a qual nunca tínhamos ouvido falar. O importante é que a gente tenha bons pensamentos sobre as pessoas, neste momento em que eu não reconheço a minha Terra, com pandemia, doenças, gente pedindo comida na rua", diz a empresária.

Como Navarro escreveu, Brown anunciou neste mês que para entrar em seus shows todas as pessoas precisarão estar vacinadas contra a Covid-19. Longe dos palcos desde o início da pandemia, os Racionais têm apresentação prevista para 29 de janeiro na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.


NAS TELAS

A apresentadora Eliana no estúdio do programa "Ideias à Venda", da Netflix - Vans Bumbeers/Netflix/Divulgação

​ A apresentadora Eliana estreia no streaming no próximo dia 9 com o reality show "Ideias à Venda", na Netflix. Ela, que segue no ar no SBT, comandará participantes e jurados em uma competição de empreendedores diferentes a cada episódio, em busca de um prêmio de R$ 200 mil. O formato é nacional, com realização da Floresta Produções.

com JOELMIR TAVARES (interino), LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas