Siga a folha

Cliente derruba pilha e atira livros de Lula em vendedores; autor diz preferir que 'façam fogueiras'

Livraria da Vila diz ter registrado episódios de violência em duas unidades

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma cliente da Livraria da Vila no Shopping Morumbi, em São Paulo, derrubou uma pilha de exemplares da biografia do ex-presidente Lula (PT). E ainda atirou alguns deles em direção a vendedores, questionando se não tinham "vergonha de vender esse lixo".

O então candidato Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante a campanha presidencial de 1989 - Niels Andreas - 22.out.1989/Folhapress

O episódio ocorreu em novembro do ano passado, mas só chegou ao conhecimento do autor, Fernando Morais, nesta semana. O caso foi confirmado à coluna pela Livraria da Vila, que também registrou ocorrência semelhante em uma unidade na cidade de Campinas.

À coluna, o jornalista diz preferir que detratores do petista comprem o volume e façam uma fogueira com ele em vez de promover episódios de violência em livrarias.

"Em vez de destruir os livros, eu prefiro que as pessoas primeiro comprem, paguem e depois incendeiem. Acho mais justo [com os vendedores]. Pode comprar dois, dez, até cem e fazer uma fogueira", afirma Morais. "Eu até prefiro que [a pessoa] leia para aprender um pouquinho da história do Brasil."

A demanda pelo livro, diz ele, segue alta, e as vendas devem bater em breve nos 100 mil exemplares.

Ao comentar o episódio, a Livraria da Vila diz que a bibliodiversidade faz parte da filosofia da empresa. "A Livraria da Vila é um espaço plural e democrático, vendemos livros de vários campos ideológicos e posicionamentos políticos diversos", afirma em nota.

"Esperamos que os clientes percebam a Livraria como um espaço de conhecimento, sem ataques ou cenas de violência à equipe ou bens materiais", finaliza.


A VEZ DE MARINA

A cantora mineira Marina Sena, 25, fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel, da IpsisPUB - Bob Wolfenson/Divulgação

Marina Sena, 25, que ganhou o prêmio de cantora revelação de 2021 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), foi fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel. A publicação de literatura, artes visuais e jornalismo editada pela IpsisPUB será lançada no dia 20.

Na entrevista, a mineira fala de como a colega Anitta, que faz sucesso também fora do país, é uma inspiração. "Ela tem essa autoestima para ir ​pra cima, se banca mesmo. Porque não é permitido para o brasileiro ter autoestima, entendeu? A gente não aprendeu a dar esse saltinho, e ela falou ‘mano, esse carma aqui não vou pegar para mim’", diz.

A cantora também declara voto em Lula. "Ele tem o fervor que a gente precisa", afirma.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas