Siga a folha

Descrição de chapéu América Latina

Comitiva do movimento negro brasileiro vai à posse de Boric no Chile

Grupo de 15 pessoas também visita a Colômbia para discutir o avanço de pautas progressistas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma comitiva formada por organizações do movimento negro brasileiro está a caminho do Chile para comparecer à posse do presidente chileno eleito, Gabriel Boric, no dia 11 deste mês. Ao todo, foram destacadas 15 pessoas para a viagem.

Como antecipado pela coluna, a diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, foi convidada pessoalmente para a cerimônia de posse de Boric. Além dela, também devem ir à solenidade o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, em Santiago, no Chile - Javier Torres - 20.dez.2021/AFP

Composta por integrantes de organizações como o Instituto de Referência Negra Peregum, o Instituto Marielle Franco, a Uneafro Brasil e a Casa Sueli Carneiro, a comitiva do movimento negro também tem reuniões marcadas com deputados constituintes chilenos.

Antes de chegar a Santiago, o grupo desembarca na Colômbia nesta quarta-feira (2) para se reunir com autoridades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Os enviados planejam abordar temas como o avanço de pautas progressistas nos dois países vizinhos, como a descriminalização do aborto na Colômbia, e a maior participação na política de grupos sub-representados.

"É uma oportunidade de aprender com as mulheres negras colombianas estratégias de comunicação e mobilização para a construção de uma candidatura feminina e negra à Presidência, fato ainda inédito para nós no Brasil", afirma a coordenadora política do Movimento Mulheres Negras Decidem, Tainah Pereira.

SOBRE TELA

O pintor Alex Červený compareceu à abertura da mostra "Anima", da artista gaúcha Letícia Lopes, na Galeria Verve, em São Paulo, na semana passada. O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Agnaldo Farias também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas