Siga a folha

Gleisi apresenta ex-banqueiro próximo de Lula a empresários em São Paulo

Ele já foi elogiado pelo ex-presidente em encontro com catadores e assinou artigo acadêmico com Fernando Haddad

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os meios empresariais começaram a ser apresentados discretamente a um dos jovens economistas que passaram a integrar o time mais próximo de Lula e do PT: Gabriel Galípolo, que presidiu o Banco Fator de 2017 a 2021.

Aos 40 anos, ele é formado pela PUC-SP e já deu aula na mesma faculdade. Antes de comandar o Fator, foi sócio do economista Luiz Gonzaga Belluzzo em uma consultoria.

Na segunda (4), Galípolo acompanhou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a um jantar dela com empresários e banqueiros em SP, promovido pelo grupo Esfera. O encontro foi restrito, com poucos convidados e sem a presença da imprensa.

Gabriel Galípolo, que presidiu o Banco Fator de 2017 a 2021 - Reinaldo Canato/Folhapress

A proximidade de Galípolo com Lula e o partido estava sendo tratada até agora de forma mais discreta: no fim do ano passado, ele foi ao Natal dos catadores, ao qual o ex-presidente sempre comparece.

Em seu discurso, Lula deu a pista: "Aqui hoje a gente tem um banqueiro que já não é mais banqueiro e que está do nosso lado nessa briga para reconstruir a democracia". O petista, no entanto, não citou o nome do economista, aumentando o mistério sobre a sua identidade.

Na semana passada, Galípolo começou a emergir e assinou um artigo na Folha em parceria com o ex-prefeito Fernando Haddad, que é pré-candidato ao governo de SP pelo PT.

Os dois sustentaram que a criação de uma moeda sul-americana pode impulsionar o processo de integração regional e fortalecer a soberania monetária dos países da América do Sul.

Em declarações anteriores, o economista já se disse favorável ao que chama de "uma nova visita" à reforma trabalhista –o que não significaria desfazer "com tudo o que foi feito". Defende também que haja uma abertura em relação ao teto de gastos. Segundo ele, a regra não faz uma "diferenciação qualitativa" das despesas do governo, colocando todas sob a mesma régua. E fazendo com que investimentos em infraestrutura, por exemplo, não cubram "nem a depreciação".

É PIQUE

A cantora Luiza Possi - Lucas Menezes/Divulgação

A cantora Luiza Possi comemora 20 anos de carreira com show no teatro Tokio Marine Hall, em São Paulo, no dia 26 de junho, quando celebrará também o seu aniversário de 38 anos. Além da apresentação, ela prepara o lançamento de canções inéditas em parceria com os produtores Los Brasileros

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas