Siga a folha

Abilio Diniz diverge de ex-banqueiro ligado a Lula em jantar de Gleisi com empresários

Ele disse que economia anda, mas economista afirmou que inflação, desemprego e juros já estão chegando em dois dígitos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O jantar da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, com empresários reunidos pelo grupo Esfera em SP mostrou que, apesar da disposição mútua de diálogo, as divergências entre eles e os petistas persistem.

NEM TÃO MAL

Uma intervenção do empresário Abilio Diniz deixou isso claro. Depois de elogiar a "extraordinária" trajetória de vida de Lula, ele afirmou não ter a mesma visão que o PT sobre a realidade da economia brasileira. Disse que ela está "andando" e relativizou a inflação, que seria um fenômeno que afetaria até mesmo economias muito mais desenvolvidas do que a brasileira —como a dos EUA.

Gleisi Hoffmann discursa após ser reeleita presidente nacional do PT, em São Paulo - Jardiel Carvalho - 24.nov.2019/Folhapress

POÇO

O economista e ex-banqueiro Gabriel Galípolo, que comandou o Banco Fator e hoje faz parte do núcleo de economistas mais próximo de Lula e do PT, reforçou as diferenças. Afirmou que o país está chegando a "uma inflação de dois dígitos, com juros de dois dígitos e desemprego de dois dígitos".

POÇO 2

Afirmou ainda que o Brasil está na mínima da série histórica de renda do trabalhador, e também da poupança. As pessoas estão devendo no cartão de crédito para compra de supermercado e, em segundo lugar, pagar as contas de casa.

POÇO 3

Ele ponderou ainda que há um consenso de que os investimentos em infraestrutura são cruciais para aumentar a competitividade do país —e que elas atualmente não repõem sequer a depreciação que ela sofre.

OUTRO LADO

Em outro momento, um dos empresários afirmou ser contra o Estado interferir na relação dos empresários com seus colaboradores, referindo-se à legislação trabalhista.

Gleisi Hoffmann disse que respeitava a opinião dele —mas lembrou que ela preside o PT— que é o partido justamente que pretende representar os trabalhadores.

MUITO PRAZER 

O jantar serviu também para que Galípolo, que presidiu o Banco Fator de 2017 a 2021, fosse apresentado aos empresários como interlocutor privilegiado de Lula e do PT, e um dos economistas que está ajudando o partido refletir sobre o futuro do Brasil.


CAVALETE

O fotógrafo Gleeson Paulino recebeu convidados na abertura de sua exposição individual no espaço Alto SP, no centro da capital paulista, na segunda-feira (4). A atriz Bruna Linzmeyer e a cantora Xenia França compareceram ao evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas