Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula se encontrou com Abilio Diniz, em exceção de agenda bloqueada a empresários

Ex-presidente tem priorizado encontros com políticos e movimentos sociais, adiando encontros amplos com lideranças empresariais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a agenda bloqueada para encontros amplos com empresários e abrindo espaço apenas aos que são amigos de longa data, o ex-presidente Lula recebeu Abilio Diniz para uma conversa no Instituto Lula em outubro do ano passado.

Abilio é presidente do conselho de administração da Península Participações e membro dos conselhos do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Empresário Abilio Diniz em seu escritório na empresa Península Participações, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo
Empresário Abilio Diniz em seu escritório na empresa Península Participações, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo - Bruno Santos19.dez.2022/Folhapress

De acordo com um interlocutor de Lula, o petista considera o empresário uma pessoa séria, por quem tem apreço. As conversas entre os dois girariam sempre em torno da situação do país.

Um outro encontro pontual foi marcado com o empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e hoje no comando da Qsaúde. Os dois sempre foram próximos e chegaram a passar réveillon juntos.

Seripieri recebeu o ex-presidente em um jantar com um grupo restrito de amigos da área financeira.
Dezenas de outros empresários, no entanto, ainda estão aguardando uma agenda com Lula.

Desde que ficou claro que o petista disputaria as eleições presidenciais, e com chance real de vitória, a fila de pedidos para um encontro com ele vem aumentando. Mas, com as raras exceções que confirmam a regra, Lula tem preferido adiar o atendimento à maioria dos pedidos.

O petista tem, neste momento, privilegiado encontros com políticos e movimentos sociais.

Apenas na semana passada, ele visitou um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná, ao lado de João Pedro Stedile, e visitou condomínios do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto com Guilherme Boulos (PSOL).

De acordo com interlocutores do ex-presidente, ele vai, sim, conversar com a elite de negócios do país, em encontros mais amplos do que os que tem feito. Mas dentro de seu próprio tempo e de sua própria lógica, sem se submeter à agenda do mercado.

Segundo ainda eles, Lula tem dito que não se submeterá a uma sabatina sobre a eventual futura escolha de ministros da área econômica, por exemplo. E pretende também questionar os representantes do mercado, além de ser questionado —num diálogo de mão dupla.

com BIANKA VIEIRA, BRUNO B. SORAGGI, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.