Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Procuradoria-Geral do Estado de SP será chefiada por pessoa negra pela primeira vez em sua história

Nomeada nesta semana, Inês dos Santos Coimbra atua como procuradora há 18 anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nomeada pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), nesta segunda-feira (25), Inês dos Santos Coimbra será a primeira pessoa negra a comandar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) paulista nos quase 75 anos de existência da instituição.

Inês é procuradora estadual de carreira há 18 anos, sendo que nos últimos quatro chefiou a assessoria jurídica da PGE. Sua trajetória é marcada por atuações em temas como regularização fundiária e imobiliária, habitação popular, concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas).

A recém-eleita procuradora-geral do Estado de SP, Inês dos Santos Coimbra - Arquivo pessoal

"Essa não é uma conquista pessoal apenas. É uma conquista importante para um grupo maior, que transcende muito a minha vida. Um grupo que foi, por muito tempo, inviabilizado —especialmente as mulheres negras. Ascender a essa posição me traz essa alegria a mais", afirma à coluna.

"Em qualquer lugar que a gente esteja, também é um movimento de representatividade", segue.

Aos 44 anos, a recém-eleita procuradora-geral é mestre em direito do Estado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição.

Coimbra sucede a procuradora-geral Maria Lia Pinto Porto Corona, que ocupava o cargo desde 2019.

À frente da PGE, ela diz querer aprimorar os trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outras gestões e a partir dos aprendizados adquiridos com a pandemia da Covid-19.

Procuradoria-Geral do Estado de SP - Divulgação

"Não somos só uma carreira de Estado, mas uma carreira que faz a representação judicial do Estado e seu assessoramento jurídico. Estamos em muitas frentes e em muitas secretarias. Temos muitos dados que podemos utilizar para a formulação de políticas públicas", afirma.

Coimbra afirma ainda que a PGE se guia por uma atuação técnica, não política, e por isso não deve sofrer influência das eleições deste ano.

"A gente tem uma atribuição muito importante de conferir segurança jurídica para as políticas de Estado que estão sendo implementadas", diz. "Nossa principal atuação aqui é no sentido de dar segurança jurídica para o gestor, nos limites das leis, do que é possível ou não é possível."


É PIQUE

A cantora Ludmilla foi recebida pela promoter Carol Sampaio na feijoada do Nosso Camarote, na Sapucaí, no Rio, no domingo (24). Aniversariante do dia, Ludmilla ganhou um coro de parabéns do público, com direito a bolo no palco em que se apresentou. A modelo Yasmin Brunet e a atriz Giovanna Lancellotti estiveram lá. A dançarina Brunna Gonçalves e o surfista Pedro Scooby, ambos ex-BBBs, também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas