Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bancadas da bíblia e da bala anunciam ato de apoio a indulto de Bolsonaro no Palácio do Planalto

Eles afirmam que podem levar mais de cem parlamentares para se reunir com o presidente em 'ato cívico pela liberdade de expressão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A frente parlamentar evangélica e a da segurança pública estão organizando um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para apoiá-lo no indulto concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). A ideia é levar mais de cem deputados ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro durante cerimônia em Brasília - Antonio Molina-12.abr.22/Folhapress

Os organizadores afirmam que integrantes da bancada do agronegócio também foram convidados a comparecer ao que chamam de "Ato Cívico pela Liberdade de Expressão". A Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) ainda vai decidir se participa oficialmente do evento.

Conhecidas como "bancadas BBB" —da bala, do boi e da Bíblia—, as frentes têm sustentado politicamente o governo no Congresso. E pretendem agora mostrar que ele tem apoio em seu mais recente conflito contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia 20 de abril, a corte condenou, por 10 votos a 1, o deputado Daniel Silveira por ataques feitos a integrantes do tribunal. No dia seguinte, Bolsonaro concedeu o perdão de pena ao parlamentar. Em declaração transmitida nas redes sociais, ele argumentou que a liberdade de expressão é "pilar essencial da sociedade".

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), líder da Frente Parlamentar da Segurança Pública, afirma que a reunião com o presidente deve ocorrer às 16h. "Já está acertado com o Palácio [do Planalto], mas é uma pré-agenda. Amanhã nós vamos bater o martelo", diz.

Ele e o também deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da Frente Parlamentar Evangélica, enviarem um ofício a Bolsonaro propondo a realização o encontro.

"Entendemos que o momento político no país requer equilíbrio, respeito à nossa Constituição e o fortalecimento da nossa democracia. Somente através do diálogo entre os Poderes vamos dar provas que a classe política brasileira está atenta aos anseios do nosso povo", dizia o texto.

BATUTA

O fotógrafo Sebastião Salgado compareceu ao Concerto Amazônia, realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, na sexta-feira (22). Suas fotografias foram exibidas em um telão durante a apresentação da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. A líder indígena e pré-candidata a deputada federal pelo PSOL Sonia Guajajara esteve lá. O médico e colunista da Folha Drauzio Varella e sua mulher, a atriz Regina Braga, também assistiram ao concerto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.