Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Aras não queria pedir inquérito contra Bolsonaro para apurar interferências na PF, diz livro

Revelação está em 'O Fim da Lava-Jato', dos jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale, que será lançado dia 29, em Brasília

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale lançam no próximo dia 29, em Brasília, o livro "O Fim da Lava-Jato" (Globo Livros). A obra mostra os bastidores políticos que levaram ao encerramento da operação.

Uma das revelações do livro é a de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, não queria inicialmente pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar as acusações feitas pelo então ministro da Justiça Sergio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro, em abril de 2020.

Capa do livro "O Fim da Lava-Jato", dos jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale - Divulgação

Na ocasião, Moro pediu demissão do Ministério da Justiça acusando Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal.

Segundo a obra, o procurador-geral disse a colegas que achava melhor abrir uma investigação preliminar, que poderia ser arquivada posteriormente sem o envio do caso ao STF.

Ainda de acordo com o livro, foi só depois de uma reunião tensa, de mais de duas horas em seu gabinete, que Aras foi convencido por dois subprocuradores-gerais da sua equipe da necessidade de compartilhar a responsabilidade com o STF e mostrar que não tinha intenção de blindar ninguém.

A subprocuradora-geral da República Célia Delgado teria dito a Aras, segundo relatam os autores do livro: "Esse é um fato que vai definir a sua biografia".

Após dar o aval para a abertura do inquérito, o procurador-geral fez um pedido pouco comum: que Moro também deveria constar como investigado.

O livro "O Fim da Lava-Jato" será lançado na Livraria da Travessa.

TROFÉU

A atriz Mel Lisboa esteve presente na cerimônia de premiação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na noite de segunda (20), em São Paulo. A audiossérie "Paciente 63", protagonizada por ela e pelo cantor Seu Jorge, ganhou o prêmio de melhor podcast. O rapper Don L levou o trófeu de artista do ano, e Juçara Marçal, de disco do ano por "Delta Estácio Blues".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas