Siga a folha

Deputado bolsonarista desistiu de ação que tramitava com Gilmar Mendes antes de decisão favorável de Kassio

Valdevan Noventa teve anulada cassação e voltou a assumir vaga na Câmara

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O caso do deputado federal José Valdevan de Jesus (PL-SE), o Valdevan Noventa, estava tramitando no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes antes da decisão de Kassio Nunes Marques de suspender a cassação dele, que foi condenado no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes - Pedro Ladeira -10.set.2021/Folhapress

NA DATA 

Valdevan deu entrada na reclamação que estava nas mãos de Gilmar Mendes em março, pedindo a suspensão da cassação. E recorreu também ao gabinete de Nunes Marques com teses jurídicas semelhantes. A peça trazia pleitos também do PSC, legenda em que o parlamentar militava, e de seu suplente.

DEIXA PRA LÁ 

No dia 27 de abril, no entanto, a defesa de Valdevan fez uma petição desistindo do pedido que tramitava no gabinete de Gilmar Mendes.

SEGUE FIRME 

Já a ação do gabinete de Kassio Nunes Marques seguiu adiante.

INSTRUMENTOS 

O advogado Willer Tomaz, que representa Valdevan, afirma que a desistência da reclamação que tramitava no gabinete de Mendes foi tomada depois que ele concluiu que a reclamação não era o "instrumento jurídico apropriado" para a defesa do pleito do parlamentar.

TODOS JUNTOS 

Na quinta (2), Nunes Marques surpreendeu o STF ao suspender a cassação de Valdevan e de outro parlamentar bolsonarista, o deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil - PR). Ele foi condenado no TSE por espalhar mentiras sobre as urnas eletrônicas.

DE VOLTA 

Um dia depois da decisão de Kassio Nunes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), devolveu o mandato ao deputado Valdevan depois de receber um ofício com o carimbo de "urgente" do magistrado comunicando sua decisão.

ATÉ QUANDO 

O STF, no entanto, ainda pode reverter a decisão.

TERCEIRO SINAL

A secretária municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, compareceu à abertura da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), realizada no Sesc Pinheiros, na capital, na quinta-feira (2). O evento ocorre até o dia 12 de junho. O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, também estavam lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas