Siga a folha

Descrição de chapéu Mônica Bergamo Folhajus

Bolsonaro ensaia guinada na campanha e mira paz com Judiciário

Pesquisas internas têm mostrado que parte do eleitorado rejeita a postura belicosa do presidente

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os gestos de Jair Bolsonaro (PL) em direção ao Judiciário obedecem a uma orientação de estrategistas de sua campanha e de integrantes do governo: pesquisas internas têm mostrado que parte do eleitorado rejeita a postura belicosa do presidente. As pessoas têm expressado cada vez mais que querem no governo alguém que resolva os problemas, e não que fique arrumando problema.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Evaristo Sa -4.ago.2022/AFP

TEMPERATURA

Nesta semana, Bolsonaro sinalizou com a bandeira branca mais de uma vez: na quinta (11), ele recebeu o futuro corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em seu gabinete. O magistrado entregou a ele um convite para a sua posse no cargo, marcada para o dia 30 de agosto.

TEMPERATURA 2

Um dia antes, ele recebeu os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski. Os dois também foram entregar um convite para suas respectivas posses, como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o dia 16 de agosto.

TEMPERATURA 3

No ano passado, o presidente ficou contrariado com Salomão: então integrante do TSE, o magistrado determinou a desmonetização de sites que propagavam desinformação, especialmente sobre o sistema eleitoral. A maioria das páginas e canais era de bolsonaristas.

TEMPERATURA 4

Tanto a conversa com Salomão quanto o encontro de Bolsonaro com Moraes e Lewandowski transcorreu com tranquilidade, segundo interlocutores do presidente e dos magistrados.

ARCADAS

A cantora Daniela Mercury compareceu à Faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo, para participar da leitura de manifestos em defesa da democracia, na quinta-feira (11). A ex-ministra Marina Silva (Rede) e a médica cardiologista Ludhmila Hajjar estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas