Siga a folha

Brasileiros afirmam que é possível mudar o país até 2030, diz pesquisa

Levantamento foi realizado com visitantes do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pesquisa feita com visitantes do Museu do Amanhã, sediado no Rio de Janeiro, aponta que os brasileiros estão esperançosos com o futuro do país. Embora a grande maioria (93,4%) dos 853 entrevistados tenha respondido que o Brasil está distante do cenário desejado, 80,8% afirmaram que é possível transformar a realidade atual até 2030.

Além disso, 63,4% responderam que este futuro pode ser alcançado a partir da ação dos governos e da sociedade. Na área social, os entrevistados apontaram como prioridades educação de qualidade (40,2%), redução das desigualdades (31,2%) e a erradicação da pobreza (12,1%).

O Museu do Amanhã está localizado na praça Mauá, no Rio de Janeiro - Ricardo Borges -2.ago.2018/Folhapress

Apenas 8,6% das pessoas responderam espontaneamente que o voto é a principal forma de contribuir para mudanças positivas —foi a resposta mais citada.

A pesquisa Amanhãs do Brasil foi realizada entre maio e junho deste ano com visitantes do museu residentes em 208 municípios dos 26 estados das cinco regiões do Brasil e Distrito Federal. A análise contou com patrocínio da EY e será divulgada em detalhes na sexta (2).

"Por meio dessa pesquisa, buscamos compreender o papel que o futuro desempenha no presente, influenciando as nossas formas de pensar e agir. Esta reflexão é um exercício de cidadania neste ano de eleições", diz a diretora-executiva do Museu do Amanhã, Maria Garibaldi.


ENTRE AMIGOS

O escritor Marcelo Rubens Paiva recebeu convidados como o jornalista e editor Matinas Suzuki Jr. no lançamento de seu mais novo romance, "Do Começo ao Fim" (editora Alfaguara), na noite de segunda-feira (29). O evento foi sediado na Ria Livraria, em São Paulo.

A atriz e diretora Bárbara Paz e os escritores J.P. Cuenca e Reinaldo Moraes estiveram lá. O jornalista Leão Serva, o advogado Luís Francisco Carvalho Filho e a roteirista Jacqueline Cantore também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas