Siga a folha

Deputada eleita como suplente de Marina Silva e Guajajara aciona o MPF após ser ameaçada de morte

Detrator diz que deixará 'rastro de fúria' quando encontrar Luciene Cavalcante, do PSOL

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada federal eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP) acionou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal após ser alvo de uma ameaça de morte nesta quarta-feira (11). Um boletim de ocorrência também foi registrado junto ao 77º Distrito Policial da Polícia Civil de São Paulo.

A deputada federal eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP), na avenida Paulista, em São Paulo - @proflucienecavalcante no Instagram

O autor, que fez a intimidação por email, diz ter 37 anos de idade. Na mensagem, ele sugere que Cavalcante "durma de olhos abertos", à espreita de um eventual ataque. "Pode ser uma invasão, um atropelamento, um assalto, um vendedor batendo à sua porta ou até mesmo um aluno", afirma.

Ele ainda diz que colou um retrato da parlamentar eleita na porta de seu quarto —e que aponta para ele, todos os dias, uma arma de fogo. "Irei deixar meu rastro de fúria quando te encontrar", escreve.

Primeira suplente do PSOL em São Paulo, Luciene Cavalcante foi alçada à Câmara ao lado do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) após Sônia Guajajara (PSOL-SP) e Marina Silva (Rede-SP) serem indicadas para ministérios do governo Lula.

Professora e supervisora da rede municipal de educação em São Paulo, Cavalcante nunca tinha recebido uma ameaça de morte até então.

A parlamentar eleita diz suspeitar que a ofensiva tenha relação com um pedido de extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentado por ela ao Supremo Tribunal Federal (STF), embora não haja menção à iniciativa na mensagem.

"As ameaças vêm depois dessas ações como uma tentativa de nos calar, de nos intimidar, de colocar o terror, de impor o medo. Mas a gente não vai parar. Nós fomos eleitos democraticamente e vamos exercer toda a nossa potencialidade. Vamos lutar para defender a democracia", afirma Luciene Cavalcante.


DISFARCE

A apresentadora Sabrina Sato posa nos estúdios da Globo - Maurício Fidalgo/Globo/Divulgação

A apresentadora Sabrina Sato foi fotografada nos estúdios do programa The Masked Singer (TV Globo), do qual será a nova jurada. Ela se juntará aos atores Taís Araújo, Mateus Solano e Eduardo Sterblitch. No reality, público e jurados tentam reconhecer a identidade dos participantes que se apresentam fantasiados. "Eu tenho um lado intuitivo ótimo e vou arrasar como detetive", brinca Sabrina.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas