Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina

Boric diz que moeda comum de Haddad é 'interessante', mas exige longo debate

'Temos que pensar fora da caixa', afirma presidente do Chile à coluna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Chile, Gabriel Boric, diz achar "interessante" a proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de criação de uma moeda comum que fortaleça o vínculo comercial entre os países da região.

O presidente do Chile, Gabriel Boric
O presidente do Chile, Gabriel Boric - Marlene Bergamo -2.jan.2023/Folhapress

MOEDA HERMANA

"Temos que pensar fora da caixa", disse Boric à coluna, revelando que foi perguntado sobre o mesmo assunto quando visitou a Colômbia.

LONGA ESTRADA

O presidente chileno afirma, no entanto, que "os processos são de longo prazo".

LONGA ESTRADA 2

"Pensemos na experiência europeia. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço [a primeira entidade supranacional formada por vários países europeus] foi fundada nos anos 1950. E acabou na União Europeia, que só conseguiu uma moeda comum quase 50 anos depois", afirma ele.

COISA NOSSA

No ano passado, Haddad e o economista Gabriel Galípolo, que hoje é secretário-executivo do Ministério da Fazenda, defenderam em um artigo na Folha a criação de uma moeda sul-americana para impulsionar o comércio e a integração entre os países. A ideia é afastar o protagonismo do dólar nas relações econômicas na região.

PAPO REAL

Ela não seria, no entanto, uma moeda única —como é hoje o euro, na Europa. Cada país da América do Sul seguiria tendo a sua própria moeda.

ENSAIO

Haddad já falou sobre a criação de uma moeda comum com o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, que recebeu em sua casa, em São Paulo, e também com o embaixador Argentino no Brasil, Daniel Scioli.

ENSAIO 2

Depois de conversar com Haddad, o embaixador afirmou que objetivo é fortalecer o bloco comercial e ampliar o vínculo entre os países da região.

ENSAIO 3

Ele também sinalizou que está descartada a criação de uma moeda única, como o euro, moeda oficial dos países-membros da União Europeia.

MICROFONE

As cantoras Alice Caymmi e Rachel Reis, que lançarão juntas a faixa "Desfruta", produzida por Iuri Rio Branco - Victor Takayama/Divulgação

As cantoras Alice Caymmi e Rachel Reis lançarão no próximo dia 12 a faixa "Desfruta", um reggae que fala sobre beleza, aflições, paixão e estado de espírito. A produção é de Iuri Rio Branco, e a distribuição, da Altafonte. "Sempre admirei a artista Alice, e conhecer ela de perto, criarmos esse som juntas, só fez essa admiração crescer ainda mais. A faixa ficou uma lindeza", celebra Rachel Reis. "Desfruta" ainda ganhará um clipe protagonizado pelas duas e dirigido por Aline Lata. A ideia é que o single desponte como um dos hits deste verão.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.