Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Itamaraty

Erika Hilton aciona Itamaraty por extradição de Bolsonaro e Anderson Torres

Deputada eleita defende que ambos devem explicações sobre ataques às sedes dos Três Poderes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL-SP) enviou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, um ofício em que cobra a adoção de medidas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Justiça e ex-secretário Anderson Torres sejam extraditados dos Estados Unidos.

Responsável pela segurança do Distrito Federal, Torres foi exonerado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no domingo (8), após a eclosão dos ataques bolsonaristas contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

O então presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Justiça, Anderson Torres, no Palácio da Alvorada, em Brasília - Evaristo Sa - 2.out.2022/AFP

Toda a movimentação foi acompanhada por ele a distância, desde Orlando, nos Estados Unidos, para onde viajou de férias no sábado (7). A cidade é a mesma em que Bolsonaro está hospedado desde o fim do mês passado, quando deixou o Brasil às vésperas da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para a deputada federal eleita Erika Hilton, tanto o ex-mandatário quanto o ex-ministro de seu governo devem explicações à Justiça sobre a depredação promovida por apoiadores em Brasília. Em ofício ao Itamaraty, a parlamentar afirma que Anderson Torres teria agido "de forma irresponsável" e se omitido internacionalmente "ao deixar de dar ordens concretas para as forças de seguranças conterem o grupo".

"Da mesma forma, Jair Messias Bolsonaro, enquanto liderança política dos extremistas que praticaram atentados à ordem democrática, ainda que com residência atual nos Estados Unidos, pode estar dando ordens, emitindo sinais ou mensagens estratégicas para que os crimes em curso no Brasil continuem sendo praticados", afirma Hilton.

No documento, a vereadora paulistana diz que podem ser necessárias a realização de oitivas dos dois ou de ações de busca e apreensão —medidas, essas, que seriam frustradas com a permanência do ex-presidente e de seu ex-ministro nos Estados Unidos.

"Abre-se a possibilidade de que o senhor Jair Messias Bolsonaro esteja fora do país com o intuito de se esquivar dos processos e investigações em curso promovidas pela Justiça brasileira, sendo necessária sua extradição como medida para assegurar a ordem pública e democrática", defende Hilton.

A deputada federal eleita ainda destaca a participação de apoiadores do ex-presidente em atos de violência em frente à sede da Polícia Federal e em vias de Brasília, em dezembro do ano passado, horas após a diplomação de Lula como presidente eleito.

"Fica claro que os atos criminosos se deram por questões eminentemente políticas e com liderança, a princípio oculta, a partir de uma discordância antidemocrática em relação ao resultado das urnas e à própria diplomação", diz Erika Hilton.

Em entrevista à Folha no domingo, Anderson Torres rechaçou as acusações de que teria sido conivente com os ataques e afirmou que o governo do Distrito Federal fez devidamente o "planejamento" para receber a manifestação de bolsonaristas.

"Não houve leniência, é a primeira vez que tiro férias em muito tempo. O planejamento foi feito", disse à Folha.

O ex-ministro também afirmou que há mentiras sendo contadas. "Não vim para os EUA para encontrar Bolsonaro. Não me encontrei com ele em nenhum momento. Estou de férias com a minha família. Não houve nenhuma trama para que isso [os atos golpistas] ocorresse", afirmou.

No começo da madrugada desta segunda (9), o ex-ministro divulgou um pronunciamento nas redes sociais no qual diz que os atos de vandalismo em Brasília foram "um dos pontos mais tristes dos últimos anos da nossa história".


PALCO

A atriz Ana Beatriz Nogueira recebeu convidados na estreia da peça "Um Dia a Menos", no teatro Renaissance, em São Paulo, na noite de sábado (7). O ator e diretor Elias Andreato e o ator Nilton Bicudo prestigiaram o evento. A atriz Bárbara Bruno e sua filha, a também atriz Vanessa Goulartt, passaram por lá

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.