Siga a folha

Privatização da Sabesp por Tarcísio 'assusta' deputados do PT, que dizem 'até sentir saudades' do PSDB

Governador de SP disse em Davos esperar entregar a empresa à iniciativa privada até o fim de 2024

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Deputados estaduais do PT se preparam para fazer uma oposição ferrenha ao projeto de privatização da Sabesp encabeçado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O embate deve marcar a principal disputa político-ideológica neste início de governo, na avaliação de parlamentares da sigla.

Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Gabriel Cabral - 27.jul.19/Folhapress

PRESSA

Durante sua passagem pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), na semana passada, o chefe do Executivo paulista disse esperar entregar a empresa à iniciativa privada até o fim de 2024. "Saneamento básico é a bola da vez. Os países, os fundos têm muito interesse em investir no Brasil", afirmou, dizendo ainda que os estudos para a privatização serão iniciados imediatamente.

RENDIMENTOS

Atualmente, a Sabesp é controlada pelo Governo de São Paulo, mas tem 49,7% de suas ações negociadas em Bolsa, tanto em São Paulo como em Nova York. Ela atende a 375 municípios e, em 2021, lucrou R$ 2,3 bilhões.

FAZ FALTA

Nas palavras de lideranças do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a sede de Tarcísio pela privatização "assusta" e faz "até sentir saudades" do período em que o PSDB governou o estado. Prova disso seria o fato de o governador ter optado por falar da privatização do porto de Santos em seu primeiro encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em vez de abordar temas como segurança e desemprego.

EM PAUTA

Entre as ideias já discutidas para barrar o projeto da Sabesp estão a de criação de uma frente parlamentar suprapartidária, voltada a mobilizar deputados estaduais de todo o espectro político contra a proposta, e a realização de conversas para sensibilizar a população sobre o tema.

EM PAUTA 2

Na avaliação da oposição, a empresa cumpre uma função social importante ao levar água a pessoas em situação de vulnerabilidade, mesmo quando há prejuízo envolvido na operação. Se entregue à iniciativa privada, sustentam, essa prática poderia ser colocada em risco.


PALCO

A atriz Andrea Tedesco recebeu convidados na estreia do espetáculo "Humilhação", na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na noite de quarta (18), em São Paulo. O ator e colega de elenco Marcos Gomes esteve presente. Ele divide a direção da peça com Lucas Mayor, que também compareceu.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas