Siga a folha

PSOL pede cassação de deputados que apoiaram golpistas

Representação será enviada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar nesta quinta (2)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados será provocado, já nesta quinta-feira (2), a dar uma resposta aos casos de parlamentares que incentivaram, participaram ou apoiaram os atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro.

A deputada federal Silvia Waiãpi o lado do então presidente Jair Bolsonaro; ela apoiou os atos golpistas de 8 de janeiro por meio das redes sociais - @swaiapi no Twitter

CONSEQUÊNCIA

Uma representação preparada pela bancada do PSOL pedirá a cassação dos mandatos de Silvia Waiãpi (PL-AP), Clarrissa Tércio (PSC-PE), Abílio Brunini (PL-MT) e André Fernandes (PL-CE). De acordo com o grupo, todos eles teriam minimizado os ataques à democracia e difundido notícias falsas com propósito "flagrantemente golpista".

À VONTADE

"Apesar dos atos terem chocado todos aqueles defensores do Estado democrático de Direito, alguns parlamentares se sentiram representados por tais atos, justificando, via redes sociais, a prática criminosa e veiculando fake news acerca dos fatos", diz a representação que será encaminhada ao Conselho.

EXEMPLO

O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, defende que a Câmara dê uma resposta contundente. "Os atos terroristas do dia 8 de janeiro devem ser punidos exemplarmente. Depois de quatro anos de ameaças à democracia, devemos demonstrar que elas não serão mais toleradas", afirma ele.

EXEMPLO 2

"Essas ações expressam a urgência de combatermos o golpismo para proteger nossa democracia. O Brasil precisa punir os responsáveis pela escalada antidemocrática do 8 de janeiro", complementa o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), líder da bancada do PSOL na Câmara.

NADA SEI

Alguns dos deputados foram citados em uma petição enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro Alexandre de Moraes afirmou que caberia à Câmara discutir quais providências seriam cabíveis.

ESTANTE

O produtor musical, compositor e escritor Nelson Motta recebeu convidados no lançamento da nova edição do seu livro "Noites Tropicais". O músico Wilson Simoninha prestigiou o evento, que ocorreu na noite de terça-feira (31), na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo. O diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Jurandy Valença, passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas