Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu internet Congresso Nacional

Google diz que algoritmo 'não funcionou' e por isso 'elegeu' Rogério Marinho para o Senado

Ferramenta de buscas mostrou o senador como o novo eleito para a Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Google diz que, por um erro no sistema de algoritmo, a ferramenta de busca da empresa mostrou o parlamentar Rogério Marinho (PL-RN) como o presidente eleito do Senado.

"Títulos das seções notícias principais são gerados de modo contínuo por algoritmos. Neste caso, o sistema não funcionou como previsto e o título foi corrigido", afirma o Google, em nota.

Bug no Google mostra Rogério Marinho como presidente do Senado
Bug no Google mostra Rogério Marinho como novo presidente do Senado - Reprodução

O erro foi detectado por usuários nas redes sociais nesta terça-feira (31), um dia antes da votação da nova Presidência do Senado.

Ao pesquisar pelo nome do senador, a plataforma exibia a chamada "Rogério Marinho é eleito presidente do Senado", acompanhada por uma aba de notícias sobre o parlamentar.

O mesmo erro não ocorreu quando se pesquisava o nome de Rodrigo Pacheco (PSD), rival de Marinho no pleito ou dos concorrentes na disputa da Câmara, os deputados Arthur Lira (Progressistas) e Chico Alencar (PSOL-RJ). A votação para a Câmara também ocorre na quarta (1º).

Candidato do bolsonarismo, Marinho tenta ser eleito no Senado para se firmar como ponto de poder do ex-presidente em Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Ele enfrenta, entretanto, o favoritismo de Pacheco, atual presidente da Casa que busca a reeleição.

A votação para o Senado é interna e ocorre entre os próprios senadores por meio de voto secreto. Para ser eleito, o candidato deve receber 41 votos em primeiro ou segundo turno.


VELINHAS

O advogado criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira prestigiou a celebração de 80 anos da fundação da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), realizada na capital paulista, na noite de segunda-feira (30). A presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Patricia Vanzolini, compareceu. O advogado Alberto Zacharias Toron também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.