Siga a folha

Vereadora pede à Justiça que imóvel da Livraria Cultura em SP seja tombado

Uma consulta também foi enviada por Luna Zarattini (PT) a órgãos que zelam pelo patrimônio

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A vereadora paulistana Luna Zarattini (PT) apresentou à Justiça uma ação em que pede que a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na capital paulista, seja considerada um patrimônio cultural imaterial da cidade. Uma consulta também foi enviada ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.

Loja da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo - Zanone Fraissat - 10.fev.2023/Folhapress

PÁGINAS

Embora o empreendimento seja privado, afirma a parlamentar, a conservação do imóvel em que a livraria está instalada se faz necessária diante de seu valor histórico. "É fato público e notório que uma das principais atrações turísticas e culturais da maior cidade da América Latina encontra-se em risco de deixar de existir por razões financeiras", afirma Zarattini, que também solicita que o local seja tombado.

PÁGINAS 3

Fundada em 1969 por Eva Herz, a Livraria Cultura pediu recuperação judicial em 2018 e teve sua falência decretada pela Justiça em fevereiro deste ano. Por meio de liminar, a loja de livros conseguiu a suspensão do decreto de falência no mesmo mês.


PIPOCA

A atriz Sophie Charlotte, que protagoniza o filme "O Rio do Desejo", recebeu convidados na pré-estreia paulistana do longa, realizada no Espaço Itaú Frei Caneca, localizado na região central da capital paulista, na semana passada. O diretor da obra, Sérgio Machado, e o produtor Fabiano Gullane estiveram lá. A atriz Gilda Nomacce também compareceu. O filme chega aos cinemas nacionais nesta quinta (23).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas