Siga a folha

Hospital de SP deixa cerca de 200 recém-nascidos sem teste de audição

OUTRO LADO: Governo estadual diz que vai contratar fonoaudiólogo para substituir funcionário que deixou a unidade

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Hospital Geral de São Mateus, localizado na zona leste da capital paulista e gerido pelo Governo de São Paulo, está desde fevereiro deste ano sem realizar o chamado teste da orelhinha nos bebês nascidos na unidade médica.

Bebê recém-nascido em berçário de hospital, em São Paulo - Lalo de Almeida - 27.mai.2019/Folhapress

AUSÊNCIA

Segundo um relatório obtido pela coluna, quase 200 bebês nasceram e receberam alta sem realizar o exame. O hospital está sem fonoaudiólogo e tem encaminhado as famílias para outras unidades de saúde.

GEOGRAFIA

As vagas disponibilizadas, porém, não atendem à demanda, e, devido à distância, o absenteísmo é alto. Assim, muitos bebês não estão realizando o exame dentro do período ideal de até três meses de vida, segundo profissionais da saúde ouvidos pela coluna.

CASOS DE FAMÍLIA

A coluna escutou relatos de mães que deram à luz em abril e saíram da maternidade sem que seus filhos tivessem realizado o exame. Os testes foram marcados para o mês de agosto, em uma unidade de saúde em Guaianases, também na zona leste da cidade.

VARREDURA

A Triagem Auditiva Neonatal é um exame que detecta se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. Uma lei federal de 2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame.

ALERTA

Um diagnóstico tardio pode resultar em uma série de implicações na saúde da criança, como atraso de fala e déficit de aprendizagem.

DOIS PONTOS

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os pacientes têm sido encaminhados ao Hospital Maternidade Interlagos. "Desde março, foram realizados 500 exames deste tipo", diz a pasta. A unidade fica a 40 quilômetros de distância de São Mateus.

PONTOS 2

Em nota, a secretaria afirma também que o Hospital Geral de São Mateus "está em fase de contratação de profissional de fonoaudiologia infantil para realização da Triagem Auditiva Neonatal Universal, após a saída, há dois meses, do profissional responsável pelo exame".


BANQUETE

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, compareceram à inauguração da Cozinha Escola para Brilhar Dona Ilda, realizada em São Paulo, no sábado (29). O projeto é capitaneado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e pelo Prerrogativas. O advogado e coordenador do grupo, Marco Aurélio de Carvalho, e o dirigente do movimento social João Paulo Rodrigues estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas