Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski será homenageado em sessão solene na Alesp

Iniciativa é de autoria dos deputados estaduais petistas Emidio de Souza e Simão Pedro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski será homenageado em sessão solene da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no dia 29 deste mês. A iniciativa é de autoria dos deputados estaduais Emidio de Souza (PT) e Simão Pedro (PT).

Ricardo Lewandowski durante conferência em Lisboa, em Portugal - Rodrigo Antunes - 3.fev.2023/Reuters

"Um dos ministros mais sérios que já passou pelo Supremo, Ricardo Lewandowski merece todo o nosso respeito e reconhecimento pela sua atuação em defesa do Estado democrático de Direito", afirma Souza.

Juristas, magistrados, advogados e professores foram convidados para participar da solenidade, que será celebrada no Plenário Juscelino Kubitschek da Casa.

Lewandowski se aposentou neste ano, depois de 17 anos de atuação na mais alta corte do país. No STF, ele se firmou como um ministro garantista, preocupado com o amplo direito de defesa dos réus.

O magistrado ocupou os principais cargos de Brasília: a presidência do STF, a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a presidência do Senado, no julgamento do impeachment de Dilma Rousseff (PT), e a própria Presidência da República, de forma interina.


ESTANTE

O editor Paulo Werneck, da revista Quatro Cinco Um, prestigiou o lançamento do livro "O Caminho da Autocracia – Estratégias Atuais de Erosão Democrática" (Tinta-da-China Brasil), realizado na Livraria Megafauna, no centro de São Paulo, na noite de terça-feira (16).

A obra é escrita por Fernando Romani Sales, Adriane Sanctis de Brito, Conrado Hübner Mendes (colunista da Folha), Mariana Celano de Souza Amaral e Marina Slhessarenko Barreto. O livro é resultado de pesquisas do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (Laut), do qual os cinco fazem parte.

A professora do Insper Bianca Tavolari, uma das coordenadoras do Observatório do Plano Diretor, passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas