Siga a folha

Palocci tenta se aproximar de Lula, mas é rechaçado por setores do PT

Presidente perdoou e já se reencontrou com delatores que colaboraram para que ele fosse preso

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho está tentando se reaproximar de Lula (PT). Ele procurou emissários do PT que tentam fazer uma ponte com o presidente da República.

O ex-ministro Antonio Palocci, ao ser preso pela Operação Lava Jato - Rodolfo Buhrer - 26.set.2016/Reuters

DE LONGE

Palocci e petistas que mantêm proximidade com ele buscaram, inicialmente, um encontro com amigos e assessores que estão entre os mais íntimos de Lula. Mas os interlocutores, até agora, rechaçaram a ideia.

DE PERTO

Caso encontrasse Palocci, não seria a primeira vez que Lula reestabeleceria diálogo com um delator da Operação Lava Jato que colaborou com sua condenação à prisão.

DE PERTO 2

Ele já se encontrou com mais de um deles, e aceitou as explicações e os pedidos de perdão.
Com Palocci, no entanto, o espírito seria outro. No entendimento de petistas, o ex-ministro não apenas delatou –mas teria inventado histórias mentirosas sobre Lula.

BATE, CORAÇÃO

Amigos e interlocutores do ex-presidente afirmaram à coluna que o mandatário, no entanto, já estaria amolecendo seu coração.

QUADRO

As atitudes de Palocci, nesta análise, precisariam ser compreendidas a partir do contexto que ele vivia.

QUADRO 2

Além de condenado a 18 anos de prisão em um processo, o ex-ministro viu a Justiça bloquear os bens de sua filha e de sua enteada, que passaram a ser tratadas como investigadas.

SEM SAÍDA

A perspectiva que ele tinha de sair da prisão, na época em que Sergio Moro comandava a Lava Jato, seria, além disso, próxima de zero.

ENFIM, LIVRE

Palocci hoje vive em liberdade. Das três denúncias feitas contra ele à Justiça, uma foi trancada, a outra foi anulada e uma está suspensa.

NA GAVETA

Neste ano, o ex-ministro, que cumpria pena em regime aberto e usava tornozeleira, pôde finalmente dispensar o aparato de vigilância.


DEDICATÓRIA

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros recebeu convidados para o lançamento do livro "Memórias de um Tempo Obscuro", realizado no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista, na semana passada. O ex-deputado e superintendente regional da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) em São Paulo, José Américo Dias, esteve lá. O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas