Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Advogada é a mais votada da lista sêxtupla da OAB para STJ

O tribunal depois faz uma lista tríplice e envia a Lula, que indica um dos integrantes para o cargo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A advogada Daniela Teixeira, do Distrito Federal, foi a candidata mais votada da lista sêxtupla da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para uma ocupar uma vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Ela, que ocupou diversos cargos na Ordem, é a única mulher da lista e aparece no topo, com 28 votos. Atrás de Daniela ficaram Luiz Cláudio Chaves, com 27 votos, Luiz Cláudio Allemand, com 26, Otávio Rodrigues, com 26, André Godinho, com 26 e Márcio Fernandes, com 23.

A advogada Daniela Teixeira - Mathilde Missioneiro - 6.mar.2023/Folhapress

A entidade escolheu nesta segunda (19) a lista sêxtupla que enviará ao STJ para o preenchimento de uma vaga destinada aos advogados no tribunal, o chamado quinto constitucional.

O STJ depois faz uma lista tríplice e envia a Lula (PT), que indica um dos integrantes da lista para o cargo.

Daniela Teixeira é integrante do grupo Prerrogativas, composto por advogados, juristas e defensores públicos, que foi um dos maiores críticos da Lava Jato e apoio a candidatura de Lula à Presidência —parte de seus integrantes está no governo do petista.

"O grupo acompanhou o processo desde o início e comemorou o resultado da votação", diz à coluna o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenado do Prerrogativas.

A advogada Daniela Teixeira e o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas - Arquivo Pessoal

Apesar da forte campanha de movimentos sociais pela indicação de uma mulher, Lula não pretende adotar esse critério como exclusivo para as futuras escolhas de magistrados de tribunais regionais e de cortes superiores _embora esteja atento à necessidade de aumentar a pluralidade das Cortes, segundo interlocutores dele.

Como revelou a coluna, o presidente pretende indicar pessoas para quem possa "telefonar". Ainda que não sejam suas amigas, ele precisa ter ao menos alguma proximidade, suficiente para conhecer bem o pensamento de quem vai indicar.


LETRAS

A socióloga Angela Alonso, colunista da Folha, recebeu convidados como a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, no lançamento do seu livro "Treze - A Política de Rua de Lula a Dilma". No evento, realizado na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo, na semana passada, a autora conversou sobre a obra com o jornalista Fernando de Barros e Silva. A editora e crítica literária Rita Palmeira também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas