Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lula só vai indicar ao STF ministro para quem possa 'telefonar', e chance de mulheres diminui

Presidente quer ter ao menos acesso ao magistrado que indicará para substituir Rosa Weber na Corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) já estabeleceu um critério para a indicação do substituto da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), que deve ocorrer em outubro, quando ela se aposenta: o novo magistrado precisará ter com ele proximidade suficiente para que ambos possam ao menos dialogar com naturalidade, e sem intermediários.

Nas palavras de um ministro do governo: escaldado por tudo o que já passou em sua vida, Lula não vai indicar ao STF uma pessoa para quem não possa telefonar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em coletiva no Palácio do Itamaraty, em Brasília - Gabriela Biló - 1º.jun.2023/Folhapress

É uma forma diferente de dizer o mesmo que Jair Bolsonaro (PL) afirmou quando escolheu magistrados para a Corte: "Vou indicar quem toma cerveja comigo". Ou, no caso de um juiz conservador, "que tome tubaína".

Não precisa ser amigo nem prometer fidelidade canina. Mas precisa ser ao menos acessível a Lula, dizem auxiliares do petista. E para isso não basta ter bom currículo, ou ter apoiadores de peso.

Neste contexto, a candidatura de uma mulher ao STF perde força.

Apesar da pressão que se intensifica para que Lula contemple a demanda por uma indicação feminina, ele não conheceria de perto nenhuma das candidatas que estão sendo cotadas para o cargo. E o tempo seria curto para que o presidente não apenas se aproximasse, como passasse a conhecer o pensamento delas a ponto de estabelecer uma relação de confiança.

A única mulher com quem Lula teria proximidade, a ponto de pegar o telefone e ligar, é a professora de Direito Carol Proner. A advogada se envolveu na campanha para tirá-lo da prisão e chegou a se encontrar com o Papa Francisco para falar sobre o que juristas consideravam perseguição política contra Lula por vias judicias, o chamado "lawfare".

Carol Proner é casada com Chico Buarque, e o casal tem também uma relação de amizade com Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

A indicação de uma mulher, portanto, é algo que Lula considera. Mas há pedras no caminho para que isso ocorra.

Na visão de auxiliares diretos de Lula, a expectativa de lealdade irrestrita de um magistrado indicado ao STF é ilusória, e o presidente sabe que não pode esperar isso nem de pessoas hoje próximas a ele.

Depois de empossado, o ministro passa a ter poder equivalente ao do presidente. Tem até a vantagem de ficar no cargo mesmo depois que Lula deixar o governo, e dele não ser retirado até completar 75 anos.

Se mesmo familiares brigam e divergem, quanto mais autoridades políticas, afirmam os mesmos integrantes do governo.

Ter acesso ao novo magistrado, ainda que não completa lealdade, no entanto, é considerado fundamental para Lula, segundo os mesmos interlocutores.

Há no governo a consciência, apesar das dificuldades, de que a pressão para que ele indique uma mulher ao STF vai aumentar nos próximos meses.

A própria ministra Rosa Weber teria dado a senha.

Em encontro na quinta (1º) com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que realiza visita oficial ao Brasil, ela afirmou: "Aqui no Brasil nós temos muitas mulheres na base da magistratura, na Justiça em primeiro grau, mas o número decresce no intermediário. Na cúpula, nos tribunais superiores, o número é ínfimo", disse a ministra.


VELINHAS

O cônsul-geral e diretor do Centro de Promoção da República Argentina em São Paulo, embaixador Luis María Kreckler, recebeu convidados na residência oficial do país na capital paulista, na semana passada, para celebrar o 213° aniversário da Revolução de Maio. O cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, e a cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.