Siga a folha

Descrição de chapéu América Latina

Chef elogiado por Lula pensou ter recebido trote de Janja antes de jantar para presidentes da AL

Criado no complexo do Andaraí, no Rio, João Diamante cozinhou em evento para chefes de Estado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quando a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ligou para o chef de cozinha João Diamante para convidá-lo para ser o responsável por um importante jantar do governo brasileiro, a primeira reação dele foi a de pensar que se tratava de um trote.

"Quando atendi, falei: 'Pô, é a Janja mesmo?'", conta o baiano, nascido em Salvador, mas criado na favela Nova Divinéia, no complexo do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro.

O chef João Diamante responsável pelo jantar oferecido pelo governo brasileiro para presidentes da América do Sul - Arquivo Pessoal

Assim que confirmou ser a primeira-dama do outro lado da linha, João logo aceitou o desafio, que foi cumprido com sucesso na noite de terça (30), no Palácio da Alvorada.

O chef cozinhou para Lula e outros presidentes da América do Sul. "Para um menino que veio do Nordeste, que foi criado numa comunidade carioca com muitas dificuldades, preto, favelado, poder fazer um evento como esse...Eu não tenho nem palavras para explicar o que estou sentido. Parece um sonho", diz ele à coluna.

Ao final do encontro, João diz ter recebido um abraço de Lula e um elogio em tom de confidência. "Ele me falou: 'João, já faz muito tempo que eu não comia tão bem aqui no Palácio'".

O chef de cozinha de 32 anos afirma que estava tão concentrado para que tudo desse certo que nem se lembrou de pedir uma foto ao lado do presidente. "Eu sei que alguém de lá tirou, mas estava muito aéreo. Ao final, era para eu falar várias coisas, agradecer, mas não consegui", relata.

João afirma ser eleitor de Lula e defensor de suas políticas públicas. "Eu só consegui fazer faculdade por conta do Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]." O programa foi criado ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1999, e ampliado por Lula em sua segunda gestão como presidente, em 2010.

O chef e Janja se conheceram pessoalmente no ano passado, em um evento sobre segurança alimentar, no Morro da Babilônia, no Rio. Antes, os dois já trocavam mensagens pelas redes sociais. "Ela já gostava do meu trabalho e comentava sobre alguns pratos que eu postava."

Ao se encontrarem, a primeira-dama se mostrou interessada em saber mais sobre a trajetória de João, que há cinco anos é responsável também pelo Diamante na Cozinha, projeto social que usa a gastronomia como ferramenta de inclusão.

"Depois, ela assistiu o documentário 'Sonhos Possíveis', que está no YouTube, e que fala de forma mais aprofundada sobre a minha história", diz o chef. "Ela disse que viu junto com o presidente e que ele se emocionou com a minha vida", completa.

João conta que começou a cozinhar ainda criança por necessidade. Como a mãe precisava trabalhar o dia inteiro, e a irmã não gostava muito de preparar as refeições, ele passou a cuidar da própria alimentação. "A minha irmã só queria requentar o que já estivesse pronto. Para conseguir comer uma comida fresca, eu comecei a aprender o básico: arroz, feijão, ovo, macarrão com salsicha", relata.

A paixão pela gastronomia veio só anos depois, quando entrou no serviço militar obrigatório e foi trabalhar na cozinha profissional da Marinha. "Lá é que eu comecei a me apaixonar."

João fez um curso técnico e, na sequência, foi para a faculdade de gastronomia na Estácio de Sá, que tinha, na época, uma parceria com a Alain Ducasse Formation, uma das escolas mais respeitadas no mundo na área de culinária.

Como ficou entre os três melhores alunos do curso, João foi morar e estagiar na França com o próprio chef Alain Ducasse no restaurante Les Jules Vernes, na Torre Eiffel, em Paris.

Em seu retorno ao Brasil, assumiu o restaurante do Museu do Amanhã, no Rio, de 2016 até 2018. "Foi lá que eu fiquei conhecido nacionalmente e comecei a participar de programas de televisão, contando a minha história", diz. Em 2017, João foi eleito pelo site especializado Infood como chef revelação.

Atualmente, além de cuidar do programa Diamante na Cozinha, ele também comanda o restaurante temporário e itinerante Na Minha Casa. "É um projeto que abrimos três meses e fechamos por seis meses. Só cabem 20 pessoas e temos uma dinâmica de preço sugerido, onde cada cliente paga o que quer", explica. No momento, a iniciativa está em pausa e não há definição de quando retornará e em que lugar.

Ao lado da chef Paola Carosella, João também foi um dos jurados do reality culinário Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, exibido pela Globo, com apresentação de Leandro Hassum.

"A minha gastronomia é brasileira com olhar contemporâneo", diz João. Segundo ele, a sua principal proposta é mostrar que é possível usar ingredientes populares, presentes no dia a dia dos brasileiros, mas preparados de forma diferenciada. "A gastronomia está ligada a conhecimento, e não a ingredientes", afirma.

Foi isso que ele se propôs a levar para o evento no Palácio da Alvorada. "E a ideia foi que no coquetel tivessem também ingredientes de outros países da América Latina", conta.

Dessa forma, ele preparou empanadas argentinas com recheio de queijo canastra e quiabo. Outro quitute foi um ceviche de banana da terra.

Para o jantar, cuscuz nordestino com salada fresca formavam a entrada escolhida. O primeiro prato foi um peixe com crosta de castanha-do-pará, e o segundo, carne de sol com pirão de leite e queijo canastra. De sobremesa, foram servidos cuscuz de tapioca e pudim de cumaru.

Segundo João, os convidados foram só elogios ao final do encontro. "Eu estava tão em êxtase que só conseguia ouvir as vozes dizendo 'que jantar maravilhoso', 'que comida gostosa', mas não conseguia nem identificar quem eram os chefes de estado falando", diz. "Você vê como estou falando de forma pedante ainda", afirma, entre risos. "É muito louco o que está acontecendo. Um menino que até ontem estava dentro da comunidade, com toda a dificuldade, e agora cozinhou para o presidente", finaliza.


ESTANTE

O jornalista e escritor Conrado Corsalette recebeu convidados no lançamento do seu livro "Uma Crise Chamada Brasil", realizado na noite de terça (30). O escritor Reinaldo Moraes prestigiou o evento, que ocorreu no bar São Cristóvão, em São Paulo. A jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas