Siga a folha

Prefeitura de SP ignora evento organizado por blocos de rua para discutir Carnaval

Conferência vai reunir cerca de 150 associações; gestão municipal diz aguardar decreto que vai regulamentar a organização dos festejos do ano que vem

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os idealizadores da primeira Conferência Municipal do Carnaval de Rua de São Paulo dizem estar "incrédulos" com a decisão da prefeitura da capital de não participar do evento. A convenção, que é organizada pelos próprios blocos de rua, começará na noite desta sexta (11), na Câmara Municipal. O encontro será realizado também no sábado (12), na Funarte (Fundação Nacional das Artes).

Foliões no Carnaval de rua em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Segundo Lira Ali, uma das idealizadoras da conferência, o grupo procurou em março a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para pedir apoio ao evento. "Eles disseram que iam nos apoiar, mas estamos esperando esse apoio até agora. E na quinta [10] recebemos essa notícia de que nem presente eles vão estar", diz ela.

"Temos quase 150 blocos confirmados para participação na conferência. É um momento histórico para quem constrói o Carnaval de rua de São Paulo, e a Secretaria de Cultura, a Prefeitura não vão participar? Não vão mandar representantes? É, no mínimo, esquisito", prossegue Lira.

Para os organizadores, é papel da gestão pública também participar desse tipo de atividade. "Esperamos que eles mudem de ideia", diz Ali.

No Carnaval deste ano, as associações e coletivos de blocos de rua acusaram a Prefeitura de SP de abandono, falta de planejamento e ausência de diálogo.

Procurada pela coluna, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, diz que está em formulação um decreto para regulamentar a organização dos festejos do ano que vem. "A pasta aguarda as novas diretrizes para iniciar as conversas sobre o evento", afirma a prefeitura, em nota.

"A SMC entende que a sociedade civil pode e deve promover o debate, e que a Prefeitura irá receber todas as propostas e dialogar com os blocos e a população", completa a pasta.

O objetivo da conferência deste final de semana é discutir políticas públicas que possam contribuir para uma melhor organização da folia. Ao final, a ideia é formatar um documento com as principais reivindicações do grupo.


VIOLA

Os atores Rodrigo e Felipe Simas receberam convidados na estreia da série "As Aventuras de José e Durval" (Globoplay), na noite de quarta-feira (9), no Kinoplex Parque da Cidade, em São Paulo. Na produção, eles dão vida à dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A atriz Andréia Horta, que também está no elenco, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas