Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus Argentina

Bolsonaro avisa Alexandre de Moraes que vai à Argentina para a posse de Milei

Ex-presidente viaja na quinta (7) e ficará em Buenos Aires até segunda (11)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os advogados de Jair Bolsonaro (PL) enviaram uma petição ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para informá-lo que o ex-presidente vai à Argentina nesta semana para a posse de Javier Milei.

O presidente Bolsonaro (PL) discursa em ato contra aborto - Douglas Magno - 23.nov.23/AFP

Em maio, quando determinou uma ação de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, o magistrado ordenou a retenção de seu passaporte.

O documento, no entanto, não foi levado pelos policiais e está em poder do ex-presidente. Para viajar à Argentina, Bolsonaro não necessita do passaporte. É possível entrar no país com a carteira de identidade (RG) do Brasil.

"Em atenção às investigações em curso e com profundo respeito a este juízo, o peticionário [Jair Bolsonaro] vem aos autos informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre os dias 7 e 11 de dezembro", diz a petição.

"A ausência se dará em razão de viagem a Buenos Aires, onde participará da cerimônia de posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, a convite do próprio presidente eleito", acrescenta o documento.

A petição é assinada pelos advogados Paulo Bueno, Daniel Bettamio Tesser, Fábio Wajngarten, Saulo Segall, Thais de Vasconcelos Guimarães, Clayton Soares e Bianca Lima.

Também é informado ao ministro do STF que Bolsonaro viajará acompanhado do coronel Marcelo Costa Câmara, e que o ex-presidente está à disposição "para atender a qualquer convocação ou diligência judicial, se necessárias, antes ou após o mencionado período de ausência".

"Comprometido com a Justiça e suas obrigações legais, anexa a esta petição as passagens aéreas de ida e volta, bem como o itinerário com os detalhes da viagem", diz ainda o documento.

Como mostrou a coluna, Bolsonaro recebeu, na segunda (4), os convites oficiais para a posse de Javier Milei na Presidência da Argentina.

O argentino, desta forma, manteve o convite que fez diretamente ao ex-presidente, independentemente e antes de Lula (PT) informar se vai ou não à posse.

Milei deve receber o ex-presidente e o grupo que viajará com ele na sexta (8). As tratativas em torno do encontro estão em andamento.

O mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro foi cumprido no âmbito do inquérito das milícias digitais, que tramita no STF e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

Foi nesta ação que ocorreu o acordo de delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A apuração sobre Cid reúne diferentes frentes, incluindo desde a venda de joias presenteadas por autoridades ao ex-presidente, a suposta falsificação de cartão de vacina e as circunstâncias de minuta e diálogos de cunho golpista encontrados em seu celular.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda responde a inquéritos sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro, sobre a pandemia, além de outras ações na Justiça Eleitoral.


MEMÓRIAS

O ator e diretor Selton Mello recebeu convidados como o ator Zé Carlos Machado no lançamento da sua autobiografia "Eu me Lembro", na noite de segunda (4). As atrizes Mariana Ximenes e Mônica Martelli compareceram ao evento, que ocorreu na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas