Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina Argentina

Bolsonaro vai à posse de Milei 'mesmo com Lula' e diz que petista será 'vaiado lá'

"Ele tem que se mancar", afirma ex-presidente, que viajará à Argentina com três governadores e trinta parlamentares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro (PL) afirmou à coluna que vai manter seu planejamento de ir à posse de Javier Milei na Argentina mesmo depois de o presidente eleito dizer, na quarta-feira (22), que Lula (PT) também "será bem-vindo" na cerimônia.

"Nada muda", diz o ex-presidente. "Para mim, o Lula não existe. Ele faz a parte dele lá, eu faço a minha. Não vou brigar com ninguém."

"Agora, se o Lula for lá [na posse], vai ser vaiado. Ele tem que se mancar", segue Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixa a sede da Polícia Federal, em Brasília - Ueslei Marcelino - 18.out.2023/Reuters

Ele diz entender que Milei precisa convidar Lula. "Faz parte do protocolo, ele precisa acalmar as coisas", afirma. "Mas será que o Lula vai? Ele gosta de lugares em que estão o [presidente venezuelano] Nicolás Maduro, o [presidente nicaraguense Daniel] Ortega", completa.

A possibilidade de Lula ir à cerimônia é improvável, segundo ministros do governo disseram à coluna.

Na campanha eleitoral, Milei chegou a dizer que o presidente brasileiro era comunista e corrupto, e que não se reuniria com ele caso vencesse as eleições.

Na segunda (20), ao anunciar que tinha sido convidado pelo presidente argentino para a posse, Bolsonaro disse que, caso o petista também comparecesse, "ficaria difícil". Mas agora afirma que a eventual presença do presidente não inibirá seus movimentos.

"As passagens [para a Argentina] já estão sendo compradas. Vamos com governadores e 30 parlamentares. Ontem eu vi a lista. Está todo mundo entusiasmado", afirma Bolsonaro.

Três governadores já confirmaram a viagem: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, Jorginho Mello (PL-SC), de Santa Catarina, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás.

Bolsonaro diz que o grupo deve ser recebido "por uns 30 ou 40 minutos" por Milei em Buenos Aires, em um café da manhã ou até mesmo em um jantar.

"Eu ajudei na eleição dele. Discretamente, mas ajudei, fiz discurso. E o Milei gosta muito do Eduardo [Bolsonaro, deputado federal e filho do ex-presidente]", afirma, lembrando que o parlamentar participou de atos da campanha na Argentina.


OLHO VIVO

O jurista, professor da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes recebeu convidados para o lançamento de seu mais novo livro, "O Discreto Charme da Magistocracia – Vícios e Disfarces do Judiciário Brasileiro" (Todavia), realizado na Faculdade de Direito da USP, na capital paulista, na noite de terça (21). A ex-vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko e o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho participaram de um bate-papo sobre a obra.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.