Siga a folha

Descrição de chapéu USP

Estudantes da USP mortos pela ditadura receberão diplomação póstuma da instituição

Iniciativa é de autoria da universidade em parceria com o Instituto de Geociências e o mandato da vereadora Luna Zarattini (PT)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os ex-estudantes da USP (Universidade de São Paulo) Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Mouth Queiroz, mortos pela ditadura militar (1964-1985), serão diplomados postumamente em sessão solene na instituição.

Os dois foram assassinados em 1973, com semanas de diferença. Ambos eram alunos do curso de geologia da universidade.

Praça do Relógio da USP, no campus da capital paulista; ao fundo, o prédio da reitoria - Adriano Vizoni - 26.mar.2021/Folhapress

A homenagem póstuma se dá no âmbito do projeto Diplomação da Resistência, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, do Instituto de Geociências da universidade e do mandato da vereadora paulistana Luna Zarattini (PT).

"[Essa] é uma forma de reparar uma injustiça que foi cometida contra esses estudantes, que tiveram suas vidas interrompidas pela violência de Estado. É também uma forma de honrar a sua memória e de reafirmar nosso compromisso com a democracia e os direitos humanos", afirma a parlamentar.

O projeto será lançado às 15h do dia 15 deste mês, no Instituto de Geociências da USP, na capital paulista A sessão solene, que deve reunir os familiares e amigos de Vannucchi Leme e Mouth Queiroz para a diplomação, será aberta ao público.


MEMÓRIAS

O ator e diretor Selton Mello recebeu convidados como o ator Zé Carlos Machado no lançamento da sua autobiografia "Eu me Lembro", na noite de segunda (4). As atrizes Mariana Ximenes e Mônica Martelli compareceram ao evento, que ocorreu na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas