Siga a folha

Descrição de chapéu USP

Dor causada pela endometriose piora qualidade de vida de mulheres, diz estudo

Pesquisa, que teve participação do médico brasileiro Maurício Abrão, foi publicada na revista Reproductive Sciences

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um artigo científico publicado na revista Reproductive Sciences mostrou que as dores causadas pela endometriose estão diretamente relacionadas com uma queda na qualidade de vida das mulheres.

O estudo teve participação do médico brasileiro Maurício Abrão, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e ginecologista do Hospital Beneficência Portuguesa.

A endometriose atinge de 10% a 15% das mulheres no Brasil - Adobe Stock

A endometriose é uma condição que causa crescimento anormal do endométrio fora do útero e atinge entre 10% e 15% das mulheres no Brasil. Este é mês de conscientização da doença, o março amarelo.

A pesquisa foi feita com 1.129 pacientes que foram submetidas a tratamento cirúrgico para endometriose. Seis meses antes da cirurgia, as participantes responderam a um questionário com 36 perguntas para medir aspectos como qualidade de vida, capacidade de realização das atividades diárias, saúde mental e dor.

Os tipos de dores relacionadas à enfermidade foram avaliados por meio da Escala Visual Analógica, a EVA, que vai de zero a dez. A dor uterina foi a mais prevalente, correspondendo a 93,6% dos casos, com uma média de 7,6 na escala.

Os resultados mostraram que quase todas as pacientes apresentaram queda na qualidade de vida. A piora foi mais significativa entre as que tinham uma dor intensa —quando o índice é igual ou maior a 7 na escala EVA.

"Essa pesquisa demonstra que a endometriose, quando causa dor severa permanente, impacta significativamente a qualidade de vida das mulheres, resultando em sofrimento psicológico e social e sendo até mesmo incapacitante", diz Maurício Abrão.


ESTATUETA

Grace Gianoukas recebeu o troféu de melhor atriz do júri de São Paulo na 34ª edição do Prêmio Shell de Teatro. O cantor Chico César compareceu à cerimônia de premiação na noite de terça-feira (12), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A atriz Alessandra Maestrini e a diretora e dramaturga Denise Stoklos prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas