Siga a folha

Canal Brasil terá série sobre bebê sequestrada e levada para a França nos anos 1980

'Vidas Roubadas — A Saga de Isabella' é dirigida por Maurício de Souza Dias e Eduardo Rajabally

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Canal Brasil exibirá em junho a série documental "Vidas Roubadas — A Saga de Isabella", ainda inédita. Partindo da história de Charlotte Cohen, nome dado a Isabella dos Santos, a produção abordará casos de crianças e bebês brasileiros adotados ilegalmente e levados para fora do país na década de 1980.

Isabella foi vendida e levada à França ainda criança. Aos 14 anos, ela descobriu no escritório de seus pais, em Paris, documentos sobre o esquema. Uma investigação a conectou ao Lar da Criança Menino Jesus, orfanato que intermediou a adoção ilegal e foi alvo da CPI do Tráfico de Pessoas na Câmara dos Deputados.

Isabella dos Santos, que foi vendida e levada à França ainda criança por meio de esquema de adoções ilegais ocorrido no Brasil dos anos 1980 - Divulgação

"Vidas Roubadas" tem direção de Maurício de Souza Dias e Eduardo Rajabally, que levaram sete anos entre o primeiro contato com Isabella e a finalização da obra documental. Rajabally conta que, mesmo na etapa final de edição, novos fatos sobre os casos retratados continuaram surgindo.

"Nos últimos meses, já em 2024, com os episódios montados, a história seguia com desdobramentos e novos encontros e pareceres jurídicos. São histórias vivas, que apresentam novidades a cada instante. A força, a luta e a perseverança dos personagens são a principal mensagem que a série transmite", afirma.

Os cinco episódios da série, que promete apresentar documentos e depoimentos inéditos, irão ao ar no Canal Brasil entre os dias 20 e 24 de junho, às 21h, e também poderão ser assistidos pelo Globoplay.


PETIT COMITÉ

O cineasta Karim Aïnouz e os atores Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, que atuam no longa "Motel Destino", no hotel Carlton Cannes, na França - Maria Lobo/Divulgação

A fotógrafa Maria Lobo registrou os bastidores da passagem da comitiva de "Motel Destino", novo longa de Karim Aïnouz, pelo Festival de Cannes, na França, na semana passada. Antes de cruzar o tapete vermelho, o cineasta recebeu os atores Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha em seu quarto no hotel Carlton Cannes, além de outros integrantes da produção. O rito, acredita Aïnouz, traz sorte na véspera de estreias.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas