Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputada propõe que projeto de regulação do streaming seja chamado de lei Toni Venturi

Diretor morreu no último sábado (18), aos 68 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ) apresentou uma emenda parlamentar para que o projeto de lei (PL) PL 8.889/2017, que cria uma cota de conteúdo nacional em serviços de streaming, seja nomeado em homenagem ao cineasta Toni Venturi.

O diretor morreu no último sábado (18), aos 68 anos, em São Sebastião, no litoral de São Paulo, após se sentir mal enquanto nadava na praia. A parlamentar afirma que o legado do de Toni "não deixa dúvidas de seu talento e sua dedicação ao cinema brasileiro".

O cineasta Toni Venturi, no Cinema Reserva Cultural, em 2023 - Greg Salibian/Folhapress

"Sua paixão pela produção audiovisual nacional merece ser reconhecida por meio da denominação de uma lei fundamental para o fomento e valorização da indústria do audiovisual", afirma a justificativa da proposta.

A homenagem recebeu aval do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, autor do PL quando ainda era deputado.

A emenda é assinada pelos deputados Saullo Vianna (União Brasil-AM), Erika Hilton (PSOL-SP), Gervásio Maia, líder do PSB na Casa, e Odair Cunha (PT-MG), líder da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PC do B e PV.

A viúva de Toni, a atriz Débora Duboc, diz que ficou grata pela homenagem ao marido e que ele tinha uma viagem marcada para Brasília para defender o projeto de lei.

"Ele acreditava em um projeto de país. Nesse projeto, ele sabia que o cinema era um lugar de soberania nacional, dos brasileiros, porque eles iriam se ver na tela. Ele acreditava em uma nação soberana e em um cinema soberano", afirma Duboc.

No velório, a atriz falou ao telefone com o presidente Lula (PT), que transmitiu seus sentimentos a ela e aos dois filhos de seu casamento com o cineasta, Theo e Otto.

Há uma disputa em torno do PL. O projeto entrou na pauta da votação da Câmara dos Deputados no último dia 14, mas, diante da reação negativa da oposição, acabou não sendo apreciado.

Bolsonaristas acusam o projeto de ser uma reedição do PL das Fake News, em uma tentativa de censurar a internet e beneficiar a Rede Globo. Na terça (21), um grupo de mais de cem entidades divulgaram uma carta aberta rebatendo as críticas e defendendo a proposta.


CORO

A atriz Patricia Pillar compareceu ao C6 Fest, que ocorreu entre sexta (17) e domingo (19), no parque Ibirapuera, em São Paulo. A cantora Gaby Amarantos, que se apresentou no sábado (18), também acompanhou os shows de outros artistas do line-up. A atriz Alinne Moraes esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.