'A gente pode e merece', diz Karim Aïnouz sobre levar filme nordestino a Cannes

'Motel Destino', longa com Fabio Assunção que tentará vencer a Palma de Ouro, foi gravado no Ceará, estado natal do diretor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Karim Aïnouz já sabia que seu filme estaria na seleção oficial do próximo Festival de Cannes com alguns dias de antecedência, como é praxe. Mesmo assim, acordou cedo, ligou a televisão e vibrou quando ouviu "Motel Destino" sair da boca de Thierry Frémaux, diretor do evento, na manhã desta quinta-feira (11).

Bastidores das gravações de "Motel Destino", novo filme de Karim Aïnouz
Bastidores das gravações de "Motel Destino", novo filme de Karim Aïnouz - Divulgação

"Foi como final de Copa do Mundo", diz ele horas após o anúncio, por telefone, e depois de algumas noites mal dormidas. "É muito louco, porque a gente sabe que o filme foi selecionado, mas só entendi que era verdade no anúncio oficial."

Aïnouz aparece pela primeira vez com um filme brasileiro na competição de longas-metragens, aquela que define o vencedor da Palma de Ouro, prêmio máximo do festival. No ano passado, ele apresentou na mesma seção "Firebrand", produção britânica sobre a relação do rei Henrique 8º com Catherine Parr.

Mas ele já é veterano na Riviera Francesa, por onde passará pela sexta vez. Antes, venceu a mostra Um Certo Olhar, destinada a cineastas ainda pouco conhecidos, com "A Vida Invisível", de 2019.

Agora, o cearense competirá pela Palma de Ouro com grifes como Francis Ford Coppola, David Cronenberg e Paul Schrader. Eles apresentam, nesta ordem, os longas "Megalopolis", "The Shrouds" e "Oh Canada".

"É importante estar nesse lugar de um grande cinema. Mas não tem pressão, não. Estamos todos juntos. Cannes faz uma coisa muito importante, porque a indústria do audiovisual é muito concentrada nos países de língua inglesa, e com o festival celebramos a diversidade, horizontalizamos o mundo todo", afirma.

Para Aïnouz, levar "Motel Destino" à Riviera Francesa é uma vitória para todo o país, mas em especial para o Nordeste e o seu Ceará natal —um longa do estado vai a Cannes pela primeira vez.

O filme foi rodado a poucos quilômetros de Fortaleza, com mão de obra majoritariamente local. Fabio Assunção é a única celebridade no elenco, e divide o protagonismo com Nataly Rocha, que vem do teatro, e Iago Xavier, em seu primeiro filme.

"A escalação mostra que a gente pode sonhar e realizar. Isso significa muito para toda uma geração que vem fazendo audiovisual no Nordeste. É importante que se saiba que a gente pode e merece", diz o cineasta.

"Motel Destino" é descrito como um thriller erótico sobre um rapaz que, após deixar a cadeia, se muda para uma cidadezinha e começa a trabalhar num motel de beira de estrada. Lá, se apaixona por uma mulher que vive um relacionamento abusivo com um ex-policial. O longa ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

O 77º Festival de Cannes acontece entre os dias 14 e 25 de maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.