Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 Natação

Presidente do Pinheiros defende 'temperamento firme' de nadadora expulsa das Olimpíadas de Paris

Carlos Brazolin atuou para tentar evitar punição contra Ana Carolina Vieira, mas decisão já era irreversível

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paris

O presidente do Esporte Clube Pinheiros, Carlos Brazolin, enviou mensagens à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) quando recebeu a notícia de que a nadadora Ana Carolina Vieira, que é do clube paulista, tinha sido excluída das competições olímpicas.

Ana Carolina Vieira durante o treino da seleção brasileira de natação na La Défense Arena, na França - CBDA/Divulgação

MAIS TARDE

Ele afirmou que os Jogos Olímpicos estavam sendo "maravilhosos", e que todos deveriam focar em vitórias, deixando outros assuntos para serem resolvidos posteriormente.

ERA TARDE

A decisão pela expulsão, no entanto, já era irreversível. Segundo integrantes da CBDA, o nível de agressividade com que ela se dirigiu aos treinadores tornou a presença dela insustentável.

CONSENSO

A decisão de expulsá-la, inclusive, não encontrou resistência na cúpula da entidade, nem na do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

TEMPERO

Brazolin diz que Ana Carolina é "uma moça com posicionamento forte e temperamento firme", e que hoje em dia muitos atletas dizem o que pensam, assim como os filhos fazem com seus pais —o que não acontecia antigamente.

TEMPERO 2

"O atleta olímpico está ali [nos Jogos] por algum motivo", diz ele, referindo-se à autoconfiança dos esportistas de alta competitividade.

MUITA CALMA

O presidente do Pinheiros afirma que ainda não ouviu as razões da atleta, e que é preciso esperar para dar uma opinião mais clara sobre o incidente.

É PRATA!

No mesmo dia, ele teve uma compensação: Willian Lima, que também é do clube, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

NOITE ESTRELADA

O ex-jogador Raí foi um dos convidados de uma festa promovida pela Fundação Louis Vuitton, em Paris, na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, na semana passada. O cantor Mick Jagger e sua noiva, a bailarina e coreógrafa Melanie Hamrick, estiveram lá. O cineasta Spike Lee também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas