Siga a folha

Fotos inéditas de Getúlio Vargas serão expostas em projeto liderado por Lira Neto

Imagens serão exibidas no site do Centro de Memória do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um conjunto de 70 fotografias inéditas do ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954) será exibido publicamente em uma exposição online do Centro de Memória do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Os registros mostram o líder gaúcho nas mais variadas situações, desde visitas oficiais a obras ou aldeias indígenas até reuniões informais com família e amigos.

Getúlio Vargas com o pai em São Borja (RS), em 1940 - Museu Getúlio Vargas/Divulgação

As imagens são do acervo do museu municipal de São Borja (RS), cidade onde Getúlio nasceu, que leva o nome do ex-presidente e que está sediado na casa em que ele morou.

A exposição é fruto de um projeto do jornalista Lira Neto, autor da principal biografia de Getúlio e coordenador do IREE. A entidade assinou um acordo com a prefeitura de São Borja que possibilitou aos pesquisadores acesso irrestrito ao material.

Lira viajou até a cidade para conhecer o acervo pessoalmente. No total, foram digitalizadas mais 5.000 fotografias. Elas foram produzidas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) ainda na época do Estado Novo, quase todas na década de 1940.

Lira selecionou 70 fotografias do acervo para compor a exposição online no site do IREE, que será inaugurada no próximo dia 24, data que marca o aniversário de 70 anos da morte do político.

A entidade ainda lançará o projeto Memória do Jornalismo Brasileiro, que reunirá depoimentos de figuras importantes da imprensa do país. A série começa com um relato de Ricardo Kotscho. O vídeo de uma entrevista com Leonel Brizola feita pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior também será publicado.

Organizadas originalmente em 78 álbuns e incluídas na coleção particular do ex-presidente, as fotografias de Getúlio não foram catalogadas de maneira rigorosa. Por isso, não há muitas informações sobre os contextos das cenas capturadas.

Após a digitalização, o projeto seguirá para sua segunda fase: identificar, descrever, classificar e catalogar cada uma das imagens, com ajuda de familiares, historiadores e pesquisadores especializados na Era Vargas.

"Quando iniciamos o trabalho de digitalização, antes de abrirmos e folhearmos os álbuns, não sabíamos exatamente o que iríamos encontrar", diz Lira Neto.

"Ao constatarmos a raridade de parte relevante do material, ficamos emocionados e ainda mais convencidos da importância do projeto. A cada álbum que ia sendo aberto, deparávamo-nos com novas e surpreendentes imagens."


CONTRACAPA

O advogado Pierpaolo Bottini, a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, e o advogado Gustavo Badaró receberam convidados para o lançamento de seu novo livro, "Juiz das Garantias". O evento foi realizado na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, na sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, na terça (13). O ex-advogado-geral da União Luís Inácio Adams compareceu. O advogado Nabor Bulhões também prestigiou os autores.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas