Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Israel

Convite da Embaixada de Israel para espetáculo no shabat gera indignação entre judeus

OUTRO LADO: Representação israelense diz que não organiza evento e que apenas apoiou a vinda de artistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Convites enviados pela Embaixada de Israel para um espetáculo de dança em Brasília geraram indignação entre membros da comunidade judaica. A apresentação será realizada às 20h do dia 23 deste mês, uma sexta-feira —ou seja, após o início do shabat, período sagrado de descanso no judaísmo.

Prédio do CCBB de Brasília - Pedro Ladeira - 8.nov.2022/Folhapress

As entradas cedidas se destinam à apresentação única da coreografia "First Things", assinada pelo israelense Michael Getman. Ela integra a 22ª edição do festival Dança em Trânsito, que será levado ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) da capital federal.

Pessoas e lideranças da comunidade judaica se mostraram indignadas com o fato de a embaixada não ter considerado o período do shabat ao disparar os convites. Em relatos feitos à coluna, classificaram a iniciativa como inaceitável e absurda.

Procurada, a chancelaria afirma que não se trata de um evento seu, mas, sim, de uma iniciativa independente, e que apoiou os organizadores pela relação dos trabalhos com o seu país.

Convite para o espetáculo "First Things" enviado pela Embaixada de Israel no Brasil - Reprodução

"A Embaixada de Israel no Brasil trabalha para conectar os mundos culturais israelense e brasileiro. Os artistas foram convidados pelos organizadores do festival Dança em Trânsito, e a embaixada ajudou a viabilizar a visita", afirma, em nota.

"A apresentação do dia 23 faz parte deste festival, não é uma iniciativa da embaixada. Acreditamos que o público brasileiro deveria ter a oportunidade de assistir à apresentação, mesmo que não seja uma iniciativa nossa", completa.


CONTRACAPA

O advogado Pierpaolo Bottini, a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, e o advogado Gustavo Badaró receberam convidados para o lançamento de seu novo livro, "Juiz das Garantias". O evento foi realizado na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, na sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, na terça (13). O ex-advogado-geral da União Luís Inácio Adams compareceu. O advogado Nabor Bulhões também prestigiou os autores.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.