Siga a folha

Conselho aciona MP-SP e cobra construção de centro social no parque da Luz

OUTRO LADO: Gestão Nunes diz que 'projeto está em processo de viabilização'

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool (Comuda) de São Paulo acionou o Ministério Público paulista (MP-SP) para cobrar da gestão Ricardo Nunes (MDB) a implementação de uma unidade do Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) na região central da capital paulista.

Vista aérea do parque da Luz, em São Paulo - Folhapress

O Cecco é um espaço que oferece oficinas de artesanato, atividades esportivas, culturais e profissionalizantes. E acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, com problemas com álcool ou drogas.

Atualmente, a Prefeitura de São Paulo possui 23 equipamentos do tipo, mas nenhum no centro da cidade.

O conselho municipal instaurou, em junho de 2022, um grupo de trabalho para estudar e sugerir propostas para a ampliação e a articulação de políticas públicas para a Cracolândia.

O relatório final foi apresentado no ano passado à Secretaria Municipal da Saúde, que cuida dos Ceccos, recomendando a implantação de uma unidade no Parque Municipal da Luz ou em local próximo ao chamado "fluxo", para que pudesse ser acessado pelos usuários que transitam pela cracolândia.

A pasta abriu um processo administrativo para seguir com o projeto.

Na última reunião geral do conselho, realizada no mês passado, o colegiado recebeu representantes da Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Santa Cecília. E votou, por unanimidade, para que o MP-SP fosse acionado para tomar providências.

O conselho acusa a gestão municipal de estar com o projeto engavetado e cobra que a implementação do centro seja levada adiante.

Procurada, a Secretaria Municipal da Saúde diz, em nota, "que o projeto para a instalação do Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) na região da Luz, no centro da capital, está em processo de viabilização, incluindo a definição do local e demais condições para seu funcionamento".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas