Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Coronavírus

Fauci projeta até 200 mil mortos nos EUA e some das manchetes

Nova York e Paris recebem primeiros aviões com máscaras da China, noticiam NYT e Le Monde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na manchete do Wall Street Journal por algum tempo, "Mortes nos EUA podem atingir 200 mil, diz dr. Fauci".

Era uma projeção da referência médica na força-tarefa do país, o já célebre Anthony Fauci. Dele, ao ser questionado na CNN sobre a previsão de mortes: "Olhando para o que vemos agora, eu diria entre 100 [mil] e 200 mil".

O WSJ sumiu em seguida com a manchete, a CNN nem deu, New York Times e Washington Post também não, mas o Drudge Report recorreu a maiúsculas vermelhas para bradar: "Fauci projeta entre 100 mil e 200 mil mortos".

As outras manchetes se voltaram então à cobrança de governadores e do prefeito de Nova York por equipamento. No NYT, "NY avisa que suprimento está baixo", cobre só mais uma semana.

Logo a seguir, na home page e na cobertura em tempo real, "Primeiro de vários aviões carregando suprimentos médicos chega a NY da China" (reprodução acima). Entre outros, "130 mil máscaras N-95, 1,8 milhão de máscaras cirúrgicas e aventais, mais de 10 milhões de luvas".

FRANÇA TAMBÉM

Na home do parisiense Le Monde, com foto de avião cargueiro, "600 milhões de máscaras: o objetivo da 'ponte aérea' entre a China e a França". O primeiro deles, com dez milhões de máscaras, estava "programado para decolar" no próprio domingo (29), de Shenzhen.

MAIS 'DESINFORMAÇÃO'

Por outro lado, o NYT noticiou com destaque que a organização Alliance for Securing Democracy, formada por ex-diplomatas e ex-agentes de inteligência americanos, lança nesta segunda (30) um projeto contra a "desinformação" chinesa, nos moldes daquele que criou contra a Rússia, Hamilton 68.

'APLAUSOS PARA BOLSONARO'

O alemão Stuttgarter Zeitung publicou na edição de sexta (27) uma charge que ecoou por Reddit e outras plataformas, com o presidente brasileiro no púlpito, gritando: "É tudo histeria e conspiração!!!". Atrás dele, o coronavírus e a Morte aplaudem.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas