Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Twitter rotula perfis como estatais, com exceções

Plataforma americana mira Global Times, de Pequim, e RT, de Moscou, e deixa de fora Voice of America, de Washington, além do próprio Trump

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em meio à crescente guerra fria entre EUA e China, o Twitter anunciou em seu blog que passou a acrescentar etiquetas identificando uma série de perfis como "mídia afiliada ao Estado".

Inicialmente, vai se restringir aos membros do Conselho de Segurança da ONU: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

O rótulo é voltado a "contas de autoridades chave do governo, inclusive ministros do exterior, entidades institucionais, embaixadores, porta-vozes oficiais e líderes diplomáticos chave".

A conta de Donald Trump (@realdonaldtrump), com 84,7 milhões de seguidores, não será afetada. Só aquela oficial (@potus), com 31 milhões, voltada mais a retuítes.

Sobre imprensa, a mudança visa, segundo a plataforma, "contas que pertençam a entidades de mídia afiliadas ao Estado, seus editores-chefes e/ou funcionários seniores". A partir de agora, elas serão vetadas nas páginas iniciais (home), notificações e buscas dos usuários.

Vale para Global Times (acima) e RT, veículos de Pequim e Moscou com maior repercussão, mas não para Voice of America (acima) ou Radio Free Europe, financiados por Washington —como havia adiantado um porta-voz do Twitter ao site Politico.

A britânica BBC fica sem etiqueta, inclusive World Service, de acordo com o blog do Twitter, porque a plataforma avalia ser "organização de mídia financiada pelo Estado com independência editorial". Também o serviço mundial francês, RFI.

Ainda na China, o perfil do financeiro Caixin foi rotulado, e o South China Morning Post, não.

A Central de Ajuda do Twitter já tem um detalhamento, em português.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas