Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Coronavírus

Variante britânica, não brasileira, ameaça 'nova onda' nos EUA

NYT destaca que 'casos voltam a subir' no país e responsabiliza a cepa B.117, 'assustadora'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nos Estados Unidos, no final de domingo, a manchete do Drudge Report ainda era o “Pesadelo brasileiro”, um “Risco para o mundo”, linkando Associated Press e uma ampla reportagem do Wall Street Journal, enfatizando a cepa brasileira, P1.

Outros foram pela mesma linha no fim de semana, com o New York Times chegando a dar manchete online na tarde de sábado para os “hospitais sobrecarregados” devido, antes de mais nada, a “uma variante contagiosa”, a P1.

Banhistas deixam a praia no início da noite de sábado, 27 de março de 2021, em Miami, na Flórida - REUTERS

Mas o mesmo NYT levou ao alto da home, no domingo, que os “Casos voltam a subir nos EUA”. Responsabilizou, antes de mais nada, “a variante que atingiu o Reino Unido, chamada B.117”, a mesma que “levou a uma nova onda de casos na Europa”.

Devido à agressividade da cepa britânica, que se tornou “dominante”, a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou dias atrás que a Europa enfrenta agora “basicamente uma nova pandemia”.

O NYT publicou que “cientistas alertam que ela pode levar a uma nova onda nos EUA” e cita, de um epidemiologista de Harvard, que “a B.117 é assustadora”.

O jornal destaca a Flórida, onde “a variante mais contagiosa identificada no Reino Unido está crescendo exponencialmente”, mas Nova York também enfrenta alta, como ressaltou o Financial Times no início da noite.

RELAXAMENTO PREMATURO

O salto inesperado nos casos já havia sido informado pelo governo americano na sexta, mas foi uma entrevista à CBS no domingo, de Anthony Fauci, principal assessor médico da Casa Branca, que disparou o alarme. Ele afirmou que é “prematuro” derrubar as restrições, como vários estados começaram a fazer.

‘UMA HISTÓRIA DE ESCRAVIDÃO - E ESPAÇO’

No Washington Post, o correspondente Terrence McCoy foi a Alcântara, no Maranhão, e produziu extensa reportagem multimídia com o título acima. Em suma, como legendado nas fotos:

“Os Estados Unidos querem lançar foguetes no Brasil. Isso pode significar a expulsão de vários milhares de descendentes de escravos."

SANTUÁRIOS AMAZÔNICOS

Em reportagem bancada pela Iniciativa Norueguesa Internacional para o Clima e Florestas, o NYT relatou no domingo a história do piloto Antônio Sena, que caiu com seu pequeno avião na Amazônia e passou 36 dias na floresta, até ser resgatado.

“Uma história que parou os brasileiros”, publica o jornal, “e que chamou a atenção para a indústria de mineração ilegal no Brasil, que floresceu em territórios indígenas e noutras partes da Amazônia que deveriam ser santuários”.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas