Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu mudança climática clima

'Solapado' em casa, Biden sai reclamando de Xi e Putin

Sem apoio de senador democrata para reduzir emissões, americano repreende chinês e russo por ausência na COP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Foi manchete no britânico Financial Times ao longo da segunda, dia de abertura da COP, mas não nos jornais americanos: "Promessas de Biden para o clima sob risco de serem solapadas por um senador".

O democrata Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, falando na própria segunda, "se recusa a dar apoio ao pacote que destinaria US$ 555 bilhões para reduzir as emissões dos EUA".

Joe Biden acena do avião presidencial ao deixar a Escócia, em 2 de novembro de 2021 - REUTERS

No dia seguinte, terça, o New York Times destacou que, ao se despedir da COP na Escócia, "Biden ralha [scolds] com China e Rússia por faltarem [skip] à cúpula do clima".

Já na manchete do Global Times/Huanqiu, de Pequim, "Como os países desenvolvidos transferem a culpa pelas mudanças climáticas", em resposta indireta a Biden. Abrindo o texto:

"Embora tenham as maiores emissões per capita de gases de efeito estufa e venham mandando suas empresas poluidoras para outras regiões, os países desenvolvidos continuam a transferir a culpa para os países em desenvolvimento e não cumprem suas promessas" de anos.

ANTAGONISTA

Sobrou também para o presidente Jair Bolsonaro, na home do NYT, "Brasil chegou à conferência com várias promessas, mas ambientalistas afirmam que elas ficaram aquém".

E na home do Washington Post, "Brasil, que já foi um defensor do ambientalismo, lida com um novo papel, de antagonista do clima". Mais até, de "um transgressor, sob Bolsonaro".

'GREENWASHING'

O tom não foi diferente na Europa. No britânico The Guardian, "Não confie nas promessas do Brasil, dizem ativistas da Amazônia", elas são para "greenwashing", limpar a imagem com aparência ambientalista.

No alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, entre outros, "Bolsonaro cancela cúpula do clima para receber cidadania honorária".

VAZAMENTO NUCLEAR?

Após cobrança da China, o Pentágono informou que o acidente há um mês com submarino nuclear no Mar do Sul da China teria sido um choque com montanha, noticiou o Straits Times, de Cingapura.

Mas a manchete do South China Morning Post foi outra, "EUA enviaram avião 'farejador nuclear' para o Mar do Sul da China após acidente com submarino". A nave espiã "provavelmente buscava traços radiativos da colisão do submarino, segundo observadores".

MAIS DOUTRINA MONROE

O Pentágono reportou em seu site que o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior, na posse da nova comandante do Comando Sul (acima), voltado à América Latina, proclamou:

"Este hemisfério pertence a nós e mais ninguém, e estamos todos juntos na causa comum de proteger nosso hemisfério de quaisquer ameaças internacionais", citando China e Rússia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas