Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Tarcísio se aproxima de Alexandre de Moraes e da Faria Lima, e filhos de Bolsonaro falam em oportunismo

Integrantes do grupo de Jair Bolsonaro enxergam tentativa de considerá-lo carta fora do baralho, esvaziando prematuramente a sua liderança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A aproximação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como Alexandre de Moraes, com os chamados investidores da Faria Lima e com formadores de opinião como Luciano Huck, da TV Globo, tem irritado o grupo mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

0
O governador Tarcísio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento da Rota, na capital paulista - Zanone Fraissat - 16.out.2023/Folhapress

BAILE 

A movimentação em torno de Tarcísio, com autorização do próprio, evidencia, na opinião de integrantes desse grupo, que o governador se transformou definitivamente na aposta de diversos setores para concorrer à Presidência contra Lula (PT) em 2026. E, mais que isso: sua candidatura já começa a ser viabilizada e fortalecida.

BAILE 2 

A movimentação em torno de Tarcísio deixaria implícito que Bolsonaro é definitivamente carta fora do baralho para 2026, dando espaço para um acordo impulsionado por setores da elite para se criar uma espécie de "bolsonarismo sem Bolsonaro". Ao ex-presidente caberia apenas o papel de cabo eleitoral.

BAILE 4 

O ex-presidente hoje está inelegível, mas insiste em afirmar que a situação pode ser revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seus aliados acham que Tarcísio deveria estar empenhado em atuar nas cortes superiores para que essa prioridade seja alcançada —o que, na visão deles, não estaria ocorrendo.

DIRETO E RETO 

Dois filhos de Bolsonaro explicitaram o descontentamento, sem citar o nome do governador.

DIRETO 2 

Carlos Bolsonaro afirmou em seu perfil no Twitter que "qualquer movimento que exclua a possibilidade de @jairbolsonaro de concorrer à futura disputa eleitoral usando sua imagem do presidente e não for desmentido por nenhum suposto beneficiário, desconfie. Pois fica claro que o único interesse deste é alavancamento pessoal e não de um movimento realista, mas oportunista. Repito, qualquer um". E completou: "O movimento somente tem a intenção de visivelmente enfraquecer o capitão".

FIRME

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por sua vez, afirmou no Instagram que "dois anos antes da eleição e o descondenado [Lula] estava preso e inelegível. Enquanto houver a possibilidade de reverter a inelegibilidade de @jairmessiasbolsonaro, ele é o meu pré-candidato".

FIRME 2

O parlamentar afirmou ainda que enquetes sobre possíveis herdeiros políticos de Bolsonaro que poderiam disputar a Presidência, como Tarcísio, "é sinal de que querem realmente enterrar a possibilidade de sua candidatura".

FIRME 3

E finalizou com a palavra de ordem: "Não parar, não precipitar, não retroceder".

PANO

Há contrariedade também com o fato de o bolsonarismo-raiz tomar a frente da oposição a Lula, criticando e desgastando o governo —para, ao fim e ao cabo, o governador, como uma "direita limpinha", se beneficiar.

FORMAS

Os proprietários da galeria Almeida & Dale, Carlos Dale e Antonio Almeida, receberam convidados no lançamento do livro da exposição "Lygia Pape: Ação-dentro", atualmente em cartaz no espaço. A publicação, bilíngue, reúne um ensaio elaborado pela curadora Ana Cândida Avelar e pela sua assistente de curadoria, Laura Rago. A artista plástica Lídia Lisboa prestigiou o evento, que ocorreu na galeria, localizada na região dos Jardins, em São Paulo, no sábado (25).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.