Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Planeta em Transe toda mídia

Na cobertura externa, Lula vira 'herói', 'rockstar', 'exuberante'

Bloomberg, NYT, Reuters e outros retratam recepção ao presidente eleito, falando em 'entusiasmo palpável aqui'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A imprensa americana é a menos contida, na recepção ao discurso e à própria presença de Lula no Egito. Antes mesmo de ele falar, o jornal The New York Times chamava na home page a reportagem "Expectativas são altas com um Lula exuberante falando na cúpula do clima" (acima). Abrindo o texto, atualizado:

"O presidente eleito do Brasil chegou —e eletrizou a reunião. O entusiasmo era palpável aqui para Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido simplesmente como Lula. Mr. Lula se dirigiu aos participantes da cúpula em meio a exuberantes apoiadores que cantaram para ele uma versão do comemorativo 'Ole, ole, ole!' [sic]."

No título da também americana Bloomberg, "Promessa de Lula de salvar Amazônia ganha recepção de herói na COP27" (abaixo):

"Lula atraiu uma das multidões mais animadas nas negociações climáticas, com centenas não só de jornalistas e ativistas, mas também de indígenas vestidos com roupas tradicionais esperando até três horas pela chegada do presidente eleito. Quando ele entrou na sala, entoaram cânticos de futebol: 'Olé, Olé, Olé, Lula Lula!' [sic]."

ASTRO DO ROCK

A newsletter de meio ambiente da Bloomberg, Green Daily, chegou com o enunciado "Sharm's rockstar", astro de rock da cidade onde acontece a conferência, Sharm el-Sheikh. No texto:

"Centenas de pessoas esperaram por horas. Eles saudaram o líder esquerdista com aplausos, selfies e entoações do nome pelo qual ele é conhecido universalmente: 'Lula!'. Joe Biden foi recebido calorosamente pelos delegados na semana passada, mas esta foi uma recepção diferente de qualquer outra para um líder."

Também no título da agência Reuters, "Recebido como um astro do rock, Lula promete proteger a Amazônia". Da AP, "Lula promete um novo dia para a Amazônia".

'BRAZIL IS BACK'

Europeus como o berlinense Der Tagesspiegel e os londrinos Financial Times e The Guardian ressaltaram, nas chamadas, sua declaração de que o Brasil está de volta ao mundo, "Brasilien ist zurück in der Welt" ou "Brazil is back". Também na revista The Economist:

"Luiz Inácio Lula da Silva, o próximo presidente do Brasil, foi recebido entusiasticamente na cúpula do clima da ONU, no Egito. Lula disse aos delegados que o Brasil está de volta."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas