Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Xi sorri ao lado de Biden, mas continua desconfiado

Chinês se reuniu com americano 'a pedido' e depois 'sinalizou otimismo' no Diário do Povo, destacou o NYT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Global Times, tabloide em inglês ligado do Renmin Ribao ou Diário do Povo, de Pequim, na foto que acompanhava sua primeira manchete sobre o encontro na segunda, legendou: "O presidente chinês, Xi Jinping, se encontra com o presidente dos EUA, Joe Biden, a pedido".

A pedido de Biden. O registro sumiu no dia seguinte, quando o tom inicial desconfiado, da cobertura chinesa, deu lugar a outro, mais esperançoso e até feliz, pelas fotos.

Na manchete do Diário do Povo, 'Xi Jinping se encontra com o presidente dos EUA, Biden, em Bali'
Na manchete do Diário do Povo de terça (15), 'Xi Jinping se encontra com o presidente dos EUA, Biden, em Bali' - Reprodução

No alto da home page do New York Times, na terça, "Após a reunião entre Biden e Xi, Pequim sinalizou otimismo", com "uma foto para cima, otimista, dos dois homens no principal jornal da China", o Diário do Povo (reprodução acima).

O próprio NYT fez uma cobertura "para cima" desde o início, com manchetes digitais como "Biden e Xi sinalizam abertura para reparar laços bilaterais".

Na newsletter da também americana Bloomberg, abrindo o dia: "Biden e Xi acabam de dar o maior passo em anos para evitar um choque entre as duas maiores economias do mundo. O resultado de sua primeira reunião como líderes superou as expectativas".

Mas a agência chinesa Xinhua anotou que Xi ainda desconfia:

"Observando que Biden disse em muitas ocasiões que os Estados Unidos não apoiam a 'independência de Taiwan' e não têm intenção de usar Taiwan como ferramenta para buscar vantagens na competição com a China, Xi disse que a China espera que os EUA ajam para dar efeito real a essa garantia."

RÚSSIA E EUA, 'POR INICIATIVA DOS EUA'

O Kommersant deu com exclusividade a notícia das "negociações entre representantes da Rússia e dos Estados Unidos em Ancara", na Turquia. E o também financeiro russo RBC acrescentou que, segundo o Kremlin, foi por "iniciativa dos EUA".

CNN e outros americanos afirmaram depois que, segundo a Casa Branca, foi para tratar de outras coisas, não de um acordo de paz na Ucrânia. Segundo o Kommersant, "a última vez em que [russos e americanos] se reuniram foi em 10 de janeiro".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.